Unite: Aprendizado à distância e interativo

0
1

A Universidade Telemar – Unite é um programa educacional à distância voltado ao aperfeiçoamento dos 24 mil funcionários da operadora e à disseminação da cultura da empresa. A iniciativa é do departamento de RH da Telemar Brasil, e calcula-se que absorverá, apenas neste ano, investimentos da ordem de R$ 12 milhões.

Inicialmente, o projeto está focado nos empregados da operadora e oferece cursos que abrangem desde o 1º grau até a pós-graduação e MBA, os quais poderão ser estendidos aos funcionários terceirizados, fornecedores e clientes.

A Telemar está presente em 16 Estados. A idéia de criar uma universidade corporativa partiu da necessidade de integrar e homogeneizar padrões e processos de toda a empresa. Segundo a diretora de RH, Renata Sawchuk Moura, também tem por objetivo elaborar um projeto de gestão do conhecimento, incentivando cada trabalhador a agregar conhecimento prático à organização, colaborando, assim, para a melhoria do seu resultado.

A Unite se compõe de cinco cursos, que são formação, crenças e valores, atendimento a clientes, desenvolvimento gerencial/lideranças e programas especiais. O de formação abrange desde o ensino básico até a pós-graduação, o de crenças e valores irá mostrar desde o surgimento da empresa até seus valores e metas corporativas, sua contextualização, enquanto concessionária pública, e suas obrigações.

No módulo de atendimento a clientes, além de treinar os 4 mil atendentes do callcenter, o objetivo também é definir e padronizar os processos de execução dos serviços de campo. O desenvolvimento gerencial e de lideranças se fará através de MBAs, em parceria com algumas instituições, e o seu conteúdo será adaptado às necessidades da operadora. Por fim, os programas especiais cobrem desde o desenvolvimento de trainees e estagiários à criação de competências especiais.

A Universidade Interativa é outro dos aspectos relevantes da Unite. Conta com um site na intranet da Telemar que oferece cursos e a qualificação de técnicos operacionais, além de possuir um banco de dados sobre as melhores práticas com benchmarks internos. O projeto foi beneficiado pela instalação do software Web Class, que realiza todo o gerenciamento de conteúdo e o controle de acesso, provas, notas e chats de debate.

O aprendizado interativo, com a troca de experiências entre as pessoas, é viabilizado pelas informações armazenadas na intranet da operadora, que será alimentada com os novos conhecimentos adquiridos pelos funcionários em cursos, seminários e congressos, e posteriormente registrados em relatórios. Para tornar esses dados acessíveis também aos que não trabalham diretamente com computador, a empresa irá montar show rooms nos seus diversos prédios.