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Uso e efetividade na busca por vagas

Os sites gratuitos e especializados em cadastro de currículos e anúncios de vagas são os meios mais utilizados para pesquisar e se candidatar a novas oportunidades de emprego. É o que apontaram 77,45% dos entrevistados pela consultoria Boucinhas&Campos para pesquisa sobre mercado de trabalho. Com um percentual menor apareceram como preferências: sites das próprias empresas desejadas (47,18%), contatos de amigos (27,30%), LinkedIn e agências de empregos, ambos com 25,82%. O Facebook recebeu 10% das indicações.
“As redes sociais nesse contexto consolidam seu posicionamento como ferramenta de interlocução entre empresas e talentos, além de ser uma ferramenta poderosa de networking por apresentar uma maior facilidade de utilização, agregando uma série de possibilidades de relacionamento direto entre a empresa e stakeholders”, afirma Celeste Boucinhas, diretora da Boucinhas&Campos. Porém, adverte a consultora, apesar do uso, a percepção quanto à efetividade parece se descolar do uso, retomando a importância aos meios mais tradicionais de utilização. “Uma justificativa para esse fato está na forma de assimilação por parte do mercado dessas novas ferramentas, que ainda priorizam as frentes mais tradicionais”, esclarece.
Isso porque, quanto aos meios mais efetivos para conquistar um novo emprego, o posicionamento dos itens presentes na questão anterior sofre alteração. Os sites gratuitos especializados em cadastros de currículos se mantêm em primeiro lugar, porém com um percentual menor (60,53%). Sites pagos especializados em cadastros de currículos foram indicados em segundo lugar, com 48,66% das respostas, seguida por sites das próprias empresas (46,59%), contatos de amigos (45,10%) e agências de empregos (32,05%). Nesta questão, as redes sociais apresentam um desempenho menor, na perspectiva de efetividade, em relação aos principais meios utilizados comumente, sendo o LinkedIn (21,07%) seu principal representante, seguido pelo Facebook (6,23%).

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