O canal para quem respira cliente.

Pesquisar
Close this search box.

Vamos à periferia

Autor: Edilson Menezes
As soluções fáceis se posicionam ao centro do conhecimento, mas as grandes respostas se escondem na periferia do saber.
Eis algumas provas:
As pessoas procuram o emprego dos sonhos nos mesmos lugares que a multidão vai procurar. Por exemplo, neste grande centro empresarial, naquela empresa gigante ou naquele grande banco de empregos. Ocorre que o trabalho mais fácil está ali, ao alcance de muitos e o trabalho de uma vida inteira talvez esteja reservado em algum lugar que só pode ser contemplado por olhos treinados para oportunidades. Isso significa que se a pessoa passou a vida inteira dividindo oportunidades idênticas, terá o seu radar desligado, o que a impede, ao menos num primeiro instante, de diagnosticar chances de caráter único. É preciso fazer buscas em lugares inéditos e apresentar-se de maneira única. O nome disso é originalidade.
No instante de exercer o seu direito político à cidadania e votar para eleger representante municipal, estadual e federal, votos brancos, nulos e negligentes surgem de todos os lados. Há quem argumente que “são todos iguais”, há quem alegue que “votou no candidato caricato para protestar” e existe também uma fatia de pessoas que opta por abrir mão de seu direito constitucional. Todas estas soluções estão disponíveis ao centro do conhecimento e como qualquer região central, é de fácil acesso. Resolve o problema imediato, pois a pessoa fica em dia com o sistema eleitoral.  A solução definitiva está escondida na mais profunda periferia do conhecimento. É preciso tempo, vontade e desejo de exercer cidadania para pesquisar qual político de fato tem lisura em seu currículo. O nome disso é investigação.
A própria lei da atração se encarrega de colocar em nossas vidas amigos com pensamentos e interesses semelhantes aos nossos. Entretanto, na mais profunda periferia e muito distante dos formatos padronizados da amizade embasada por conceitos sociais, você encontrará “amigos-irmãos”, pessoas que verdadeiramente se interessam por sua felicidade. Os amigos encontrados ao centro, obviamente de fácil acesso, não questionam suas ações, sejam elas corretas ou não, pois temem perder a amizade. Já os amigos encontrados na periferia, valiosos, colocarão o dedo em riste sempre que você fizer algo capaz de prejudicar a si ou aos outros. O nome disso é verdade!
Acolha a originalidade, desenvolva o espírito investigativo e tenha o desejo de acessar a verdade. Na periferia, às margens de quaisquer padrões, você encontrará o trabalho dos sonhos, escolherá o político que de fato merece um voto e construirá amizades verdadeiras. Ao centro e ao sabor dos padrões, estarão à disposição trabalhos iguais, políticos idênticos e amizades temerárias.
A escolha, como sempre, é apenas sua!
Edilson Menezes é treinador comportamental e consultor literário. Atua nas áreas de vendas, motivação, liderança e coesão de equipes. ([email protected])

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima