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As soluções de telefonia IP da Siemens Enterprise Communications estão presentes nos diversos ambientes do IBM Solutions Center de São Paulo (ISC), inaugurado na sede da IBM Brasil. O centro de soluções permitirá o desenvolvimento de ofertas, sendo destinado a avaliar e a compreender os principais desafios de diferentes indústrias, como finanças, telecomunicações, varejo, bens de consumo, setor público, segmento industrial/manufatura e concessionárias de serviços públicos.

 

Parceiras de longa data, Siemens Enterprise Communications e IBM têm iniciativas na área de integração de aplicações. O mais recente lançamento das empresas é a oferta de Communication as a Service (CaaS), que permite aos clientes terem acesso à tecnologia de telefonia IP, desembolsando para isso um valor mensal por usuário ativo, que cobre custos com terminal, instalação, manutenção e suporte.

 

“O centro de soluções é uma vitrine para apresentarmos ao mercado um modelo de negócios inovador, no qual Siemens Enterprise e IBM são pioneiras”, afirma Juliano Fenólio, gerente de Alianças – IBM na Siemens Enterprise Communications. Para o executivo, a desaceleração da economia mundial e a conseqüente demanda por redução de custos podem trazer oportunidades, principalmente nos mercados emergentes. “Ao adotarem CaaS, as empresas eliminam a necessidade de capital para investimento em infraestrutura e pessoal, além de usufruírem de serviço ágil e de qualidade”, completa.

 

Segundo João Marques dos Santos, gerente de alianças da IBM com a Siemens Enterprise Communications, o ISC é a base para desenvolvimento e teste de soluções e modelos inovadores como o CaaS. “Disponibilizamos exemplos de uso de tecnologia aplicada à solução de problemas reais de cada segmento da indústria. Tudo alinhado à necessidade do negócio do cliente e à realidade de seu setor de atuação”, conclui.

 

Toda a sua infraestrutura de telefonia IP será provida pelo OpenScape Voice, terminais OpenStage, Wi-Fi e softphones da Siemens Enterprise. O OpenScape Vídeo, solução de videoconferência de alta definição, também foi implementado em quatro ambientes, possibilitando mais realismo nas interações. A companhia forneceu ainda aplicativos de colaboração e de comunicação baseados em presença, todos integrados à suíte IBM Lotus.

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