Você precisa de pessoas!

0
25
Autor: Gilmar Laguna
Sim. Foi isso mesmo que você leu. Você precisa – e muito – das pessoas. Essa frase parece um clichê, mas quando pensamos no sentido real dela e refletimos ao menos alguns minutos no poder que essas quatro palavras possuem, e mais, quando pensamos que dependemos daqueles que muitas vezes criticamos e julgamos, essa frase não só passa a fazer mais sentido, como também gera certa indignação.
Você deve estar pensando: preciso das pessoas, mas será que posso confiar nelas? Quando somos líderes, a situação parece ser ainda pior. Às vezes nos enxergamos num barco naufragando, onde você o esvazia com uma caneca, enquanto do outro lado, as pessoas o enchem com um balde. A verdade é que vivemos numa sociedade em que está cada vez mais difícil confiar nos outros. Algumas pessoas preferem simplesmente acreditar que é possível alcançar a grandeza sozinhas, talvez por terem passado por decepções de alguma natureza. Mas, você já parou pra pensar como seria o mundo sem pessoas?
O ser humano possui a necessidade de socializar, de conviver com pessoas, de conversar com pessoas. O ser humano precisa das pessoas. O filme “Náufrago”, estrelado por Tom Hanks, tratada história de um homem que, entre muitos percalços, percebe-se sozinho no meio de uma ilha. Para fugir da solidão, ela cria, a partir de uma bola e uma mancha de sangue, o seu amigo Wilson. O mesmo vemos no filme “Eu sou a Lenda”, estrelado por Will Smith, que, por ser o único a não ser infectado por um vírus, encontra-se sozinho e enfrenta seu principal vilão: a solidão.
São obras fictícias, mas que causam no mínimo uma reflexão: eu realmente sou autossuficiente? Se a sua resposta foi não, precisamos começar a repensar em algumas questões: Você não confia nas pessoas, e elas, confiam em você? O que você tem feito para que as pessoas queiram estar junto de você e para que elas confiem em você? Quem pode te ajudar a fazer o seu trabalho melhor do que você faria sozinho?
Se você quiser um dia, realizar algo importante, transforme um sonho “seu”, num sonho “nosso”, como afirma John C. Maxwell. “Os líderes só se tornam grandes, quando percebem que são eles que precisam das pessoas”. Pare de se achar autossuficiente. Pare de pensar que só você tem motivos para desconfiar das pessoas. Comece a dar motivos suficientes para que elas não só confiem em você, mas para que elas queiram estar com você; para que se sintam úteis, necessárias; para que elas sintam que o ajudaram de alguma forma; para que se sintam responsáveis por tornar o seu sonho, grande!
A mudança começa por você. Pense nisso!
Gilmar Laguna é empresário, consultor e professor universitário com mais de 18 anos de experiência e atuação em ambientes corporativos.