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VoIP cada vez mais presente no Brasil



De acordo com o estudo Brazil Telecom Services Database, recém-publicado pela IDC, as conexões de serviços pagos de VoIP no País ultrapassaram a marca de um milhão no ano passado, cifra que dá a real dimensão de como o VoIP passou a fazer parte da realidade das pessoas e empresas no Brasil. Para apurar esse número, a IDC considerou todos os modelos de negócios baseados na tecnologia que envolviam assinatura mensal ou adição de créditos no modelo pré-pago.


“É claro que o grande volume de conexões VoIP no Brasil advém de aplicações gratuitas. Entretanto, esses serviços estão limitados às chamadas realizadas dentro das redes IP, gerando espaço para provedores que completem chamadas fora da rede pública”, explica Alex Zago, analista sênior de telecom da IDC Brasil.


De acordo com Alex, esse nicho de negócio explodiu entre 2005 e 2006, quando inúmeras empresas entraram no mercado brasileiro oferecendo serviços VoIP sob os mais variados modelos de negócio, tanto para clientes residenciais quanto para clientes corporativos. “Hoje, o serviço é usado principalmente por pessoas e empresas que buscam economia nas chamadas de longa distância, mas também por usuários residenciais que o enxergam como uma solução alternativa aos serviços tradicionais de telefonia fixa”, comenta.


Segundo o analista, um ponto importante é que esses serviços VoIP têm gerado um grande volume de tráfego, afetando diretamente as receitas das operadoras tradicionais de longa distância, como demonstram os balanços dessas empresas. “Apesar disso, os serviços VoIP não-gratuitos ainda representam um volume de receitas relativamente pequeno se comparado às receitas das operadoras de longa distância. O ticket médio dos provedores de VoIP ainda é relativamente baixo, o que é coerente com a estratégia da grande maioria dos provedores do setor, que é a competição por preço” completa Alex.

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