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VoIP é tendência para os próximos seis anos



Operadoras tradicionais de telefonia local e de longa distância estão enfrentando crescente competição com os serviços de voz sobre IP, que vêm se popularizando devido ao baixo custo e ao aumento do uso de banda larga e triple-play. A fim de elevar a tecnologia a um próximo nível, os provedores de serviços VoIP e VoIP wireless precisam garantir eficiência operacional e qualidade de serviço, além de distribuição abragente e promoção de estratégias. Esse dado faz parte do novo estudo realizado pela Frost & Sullivan. Denominada VoIP na América Latina 2008, a pesquisa estima que o faturamento do mercado, que em 2007 foi de US$ 72.3 milhões, chegue a U$625.9 milhões em 2012.

 

De acordo com José Roberto Mavignier, analista de indústria da Frost & Sullivan, o crescimento do VoIP e da telefonia IP é um dos principais fatores para a queda de 2,8% por ano no faturamento de ligações locais e de 7,9% no de ligações de longa distância no Brasil durante os próximos seis anos. “Avaliando as respostas do consumidor final, a redução de custos foi o fator mais relevante apontado para o crescimento do uso de VoIP no Brasil”, completa.

 

Como os consumidores e as empresas da América Latina confiam na comunicação de voz e são sensíveis a preço, tecnologias convergentes como VoIP, telefonia IP e ofertas Fixo-Móvel estão ganhando mercado, reduzindo assim o faturamento das operadoras na região. Além disso, uma nova geração de provedores como as empresas de Internet, TV a cabo e operadoras-espelho com novos modelos de negócios estão lançando produtos que substituem os serviços tradicionais de voz.

 

Contudo, a falta de uma regulamentação, o pouco conhecimento dos usuários, a baixa qualidade das ligações e o quase inexistente esforço pré-venda ainda torna difícil para os provedores VoIP aumentar a participação na receita de serviços de voz na América Latina. “Proporcionar um melhor entendimento dos aspectos técnicos e operacionais aos clientes e um eficiente suporte de pré-venda com pontos de venda físicos, atendimento ao assinante e novos serviços serão cruciais para tornar o VoIP mais atrativo ao mercado latino-americano”, diz Mavignier, acrescentando que, além disso, a qualidade das ligações precisa ser perfeita para atrair e fidelizar os usuários de telefones fixos.

 

Embora seja difícil para os menores provedores de VoIP competir com as grandes incumbents, eles terão sucesso se combinarem a agilidade das pequenas operações com estratégias inovadoras de negócios, que devem ajudá-los a dar esse passo à frente. Tais estratégias podem incluir parcerias com as principais lojas para venda de equipamentos e serviços, campanhas de marketing direto e pela Internet e alianças com provedores de vários serviços. Com a chegada dos serviços ADSL 2+ na região, que são suportados por conexões de 10, 20, 30 até 60 MB, os fatores técnicos poderão ser facilmente resolvidos no futuro.

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