VoIP e VPN são tendências?

0
2

Em pesquisa realizada pela aliança DMS br & Meka, foi possível identificar que em 2004, cerca de 60% das 5 mil empresas entrevistadas de todo o País, ainda não possui qualquer tipo de serviço de comunicação de dados, exceto acesso à Internet. O que retrata um mercado ainda novo com um grande potencial de crescimento em qualquer porte de empresa ou segmento vertical. Do universo pesquisado nos últimos dois anos, observou-se um crescimento da adoção das soluções VPN em 5% e VoIP em 21%. Desse resultado, destaca-se o segmento de pequenas empresas, que apresentou 80% de crescimento na adoção de VoIP.
Segundo a analista Vivian Chibana, “a redução de gastos com serviços de telecomunicações ainda é hoje um dos principais objetivos das empresas que adotam e têm interesse em adotar as soluções de VoIP e VPN. Por esse motivo, existem grandes oportunidades no segmento de pequenas empresas e SOHO que deverá ser também o foco das operadoras e fabricantes nos próximos anos. Outro dado interessante observado na pesquisa é que os atuais usuários de VoIP e VPN apresentaram nos últimos dois anos uma reestruturação dos níveis de gastos com dados e voz fixa”.
O estudo tem como objetivo mostrar a evolução de VPN e VoIP nos anos de 2003 e 2004 apresentando detalhes sobre o nível de adoção das soluções, perfil de consumo das empresas que possuem as soluções com serviço de voz e dados por segmento vertical e tamanho de empresa, níveis de gastos com telefonia fixa, comunicação de dados e celular, entre outras análises.