Zeinal Bava assume presidência da Portugal Telecom

0
2



A Portugal Telecom (PT), grupo que tem entre suas empresas a Dedic, anunciou, em reunião do conselho de administração, o nome do ex-presidente da PT Multimédia, Zeinal Bava, como novo presidente, no lugar de Henrique Granadeiro. O executivo, que estava no cargo desde 2006, permanecerá na empresa, como presidente do conselho de administração do grupo de telecomunicações.


Entre os vários desafios de Bava na nova função está a relação com os reguladores portugueses – CMVM, Autoridade da Concorrência e Anacom, com a qual debaterá temas como as redes de nova geração (NGN), Internet de banda larga até o serviço universal de comunicações. O futuro presidente executivo terá ainda pela frente o lançamento de produtos de convergência, com a integração dos serviços fixo e móvel, a gestão das relações com a operadora espanhola Telefónica e com parceiros africanos, a reestruturação do balanço e redução da dívida, além da criação de uma cultura de grupo e rejuvenescimento dos quadros.


O primeiro contato de Bava com a PT foi como conselheiro financeiro durante o processo de privatização do grupo, desempenhando, na época, a função de diretor executivo do Merrill Lynch. A sua entrada na empresa aconteceu em um período em que o grupo transitava da condição de entidade pública para empresa privada, com um desafio internacional pela frente, a expansão para o mercado brasileiro. O executivo teve, neste período, participação no desenvolvimento dos negócios internacionais e, em quase 10 anos, liderou e trabalhou com equipes dos principais negócios: PT.Com , PT Comunicações, PT Multimédia e TMN.


Bava é formado em Engenharia Elétrica e Eletrônica pela University College London. Antes de integrar os quadros da PT, foi diretor executivo da Merrill Lynch, Deutsch Morgan Grenfell e da Warburg Dillon Read.