A empresa usa o meio ambiente com inteligência

0
8

Um prédio inteligente, que não pode parar nunca, assim pode ser definida a infraestrutura predial da ACS que engloba toda a estrutura civil, as instalações elétricas, forros, carpetes, piso, geradores, no breaks e tratamento de água. Aliás, o limite da eficiência da empresa chega ao ponto de transformar a concessionária de água em contingência, lembra o coordenador de infra-estrutura, Egídio Roveda Mendonça. São dois reservatórios de aproximadamente 240 mil litros cada um, com normas rígidas de controle de qualidade. Outra preocupação é com a energia. Para isso, a empresa desenvolveu um prédio inteligente, completamente automatizado que permite o controle de cinco geradores dimensionados e interligados. Além deles, a ACS conta com a energia da rede pública. A automatização chega ao controle e monitoramento das pessoas dentro dos ambientes operacionais, acendendo luz, temperatura das salas para o uso racional de ar-condicionado e controle de acesso. Há ainda cerca de 70 câmeras de TV e mais de 100 pontos de controle de acesso permitindo mapeamento total da empresa. O controle está tão avançado que permite a localização de qualquer associado dentro das instalações acionando a central de atendimento, que, por meio do número da matrícula ou nome do associado, consulta o sistema para encontrá-lo. A preocupação do ambiente de trabalho chega à limpeza, jardinagem e controle de pragas até ao transporte do pessoal, com a disponibilização de vans em horários que o transporte coletivo não cobre.
Com os olhos voltados ao meio ambiente, toda a operação utiliza lâmpadas de alto rendimento que têm baixo consumo de energia. Além disso, o site foi planejado por área, o que permite concentrar as pessoas num determinado lugar para economizar energia. O Data Center é outro exemplo da política de inteligência predial. Com um controle integrado, o sistema identifica a chegada de pessoas, acende e apaga as luzes automaticamente.
Este nível de especialização faz com que a ACS esteja praticamente 100% disponível, para garantir ao cliente que sua operação funcione 24 horas por dia, sete dias por semana.