10 dicas importantes para um e-commerce

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Autor: Marlon Pitoli
O comércio eletrônico é uma vantagem para o lojista que pretende expandir o seu negócio. Mas o que é preciso para uma loja virtual ter sucesso? Um bom planejamento e que as decisões sejam tomadas corretamente são fundamentais. Além disso, separei algumas dicas importantes para quem pretende implantar a sua loja virtual.
Planejar: tenha um plano de negócio! Vendas não ocorrem sozinhas! Expor o seu produto e esperar não é a melhor opção.  A criação de uma loja virtual pode se tornar tão complexa quanto a criação de uma loja física. Independente de qual seja o seu ramo de atividade, é preciso ter um bom planejamento.
É preciso definir qual é o público, onde está, o que consome, comportamento e qual diferencial que irá oferecer. Além disso, tempo e valor de investimento são fundamentais. Não podemos esquecer das metas, que precisam ser realistas e também administrar qualquer despesa ou lucro.
Plataforma: a plataforma é indispensável! Atualmente, diversas empresas oferecem esse serviço. Então, é fundamental pesquisar e avaliar para saber qual a melhor que se adequa ao seu negócio. As mais utilizadas são: Open Source e SaaS.
Para lojas virtuais com custos baixos e que não requer nenhum tipo de customização a SaaS (Software as a Service) é a mais recomendada, pois é um modelo de distribuição de software, na qual não é vendido e não precisa de instalação diretamente nas máquinas dos clientes, sendo necessário apenas uma conexão à  internet. Já para e-commerce com alta necessidade de integração e customização a Open Source é a melhor opção. Tem controle absoluto roadmap (ferramenta onde é possível planejar, comunicar e ter uma visão futura dos seus produtos). Além de não ficar refém de uma plataforma alugada, é um software de código gratuito e sem limitações.
Atualmente as melhores plataformas Open Source no mercado são:  Magento, PrestaShop, OsCommerce, VirtueMart, SpreeMart, ZenCat e Tomato Cart.
Lembre-se sempre que a melhor plataforma é aquela que encaixa ao seu negócio e a sua necessidade.
Design: capriche no layout! A elaboração de um design bem elaborado pode conquistar o cliente de cara! É essencial apresentar a disponibilidade dos produtos e imagens de qualidade, descrição do produto, material utilizado, medidas, peso e embalagens.
Meios de pagamento: quanto mais formas de pagamentos disponíveis no site, mais serão as chances na conversão de venda! Mas é necessário avaliar se a estrutura oferecida suporta administrar tantas formas de pagamento, principalmente para vendas por meios do cartão de crédito. É de extrema importância a contratação de serviços especializados contra fraude (Ex: F Control e Clear Sale).
Logística: separar o produto para envio, qualidade da embalagem e realizar a entrega dentro do prazo mais curto possível, sem sombra de dúvida, define a qualidade do serviço prestado e gera extrema satisfação ao cliente. Saiba escolher qual será o seu melhor parceiro, ou seja, a empresa que prestará esse serviço. Atualmente, o maior fornecedor logístico são os Correios e eles atendem pequenas e grandes empresas.
Política de privacidade, troca e devolução de produtos: é importante comunicar o seu cliente que não irá vender ou fornecer qualquer tipo de dado cadastrado no site. Por esse motivo, a política de privacidade é essencial para e-commerce. Trocas e devoluções devem ser oferecidas, para que não haja desentendimento com o cliente e nem com a lei. De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, o cliente tem o prazo de até sete dias corridos para se arrepender da compra. Contudo, o prazo de troca pode ser estipulado pelo lojista, algo que, normalmente, varia de até 30 dias.
Marketing: desenvolver um planejamento de marketing é necessário para que a loja online ganhe espaço e suas vendas sejam bem sucedidas. Atualmente, existem diversas ferramentas oferecidas para acompanhar e investir nas técnicas de SEO (Serch Enginee Optimization), que é essencial para que as pessoas possam localizar o e-commerce.
Outro caminho são as redes sociais, o SMO (Social Media Optimization). Por meio delas é possível criar um vínculo, interagir e ficar mais próximo do seu cliente e o principal: é gratuito. Também é necessário ter cautela e respeitar as normas de uso.
Certificações de segurança: ter a certeza que o produto adquirido através do site chegará à residência é uma dúvida e desconfiança muito comum dos novos consumidores. Então, possuir certificações e selos de segurança que demonstrem a garantia do site, tanto como links para redes sociais, fale conosco e telefone é de extrema importância.  Com isso, o novo consumidor pode ter certeza que entrará em contato para confirmar a compra ou existência da loja.
Outro ponto importante é encher o cliente de informações após a compra, caso o pedido tenha sido aprovado. Se já foi expedido ou encaminhado para expedição, confirmar o prazo de entrega, o código de rastreio e qualquer outra informação que você ache relevante.
Explore sua plataforma: tente explorar todas as ferramentas oferecidas pela plataforma adquirida. Uma das opções é disponibilizar o campo para o cálculo do frete e o prazo para entrega. Procure também por ferramentas que sugira a compra de produtos parecidos com que ele já está comprando. Para o segmento de moda, sugira um peça de roupa ou bolsa e ofereça frete grátis ou pontos de fidelidade.
Você também pode investir no atendimento online, que facilita a compra, além de ser outra ferramenta que confirme que loja realmente existe. Lembre-se que compras por impulso sempre se tornam vantajosas e irresistíveis!
Promoções: o planejamento de promoções é essencial! Portanto, estude, faça um levantamento dos produtos disponíveis em seu estoque e a melhor época para realizar uma promoção. Caso seja inviável, ofereça o frete grátis para todo o Brasil, estipule um valor para esse frete ou apenas para uma localidade.  Mas nunca se esqueça de oferecer vantagens ao seu cliente, isso converte vendas e fidelização ao site.
Marlon Pitoli é sócio e diretor executivo da Pitoli ADM.