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Guilherme Rosa, gerente de marketing corporativo e serviços da Lavoro

A atenção ao cliente no novo agro brasileiro

Executivo da Lavoro conta como, em apenas seis anos, a empresa vem conseguindo consolidar o mercado de distribuição de insumos agrícolas

Fundada com o propósito claro de consolidação do pulverizado mercado de distribuição de insumos agrícolas no País, a Lavoro em pouco mais de seis anos já conta com 30 marcas no portfólio, mais de 220 lojas espalhadas pelo país e acima de mil consultores de campo, atendendo uma base de mais de 74 mil clientes. Contando como isso só se tornou possível graças à digitalização e inovações tecnológicas, inclusive crescendo com a produção de biológicos, Guilherme Rosa, gerente de marketing corporativo e serviços da Lavoro, participou, hoje (25), da 996ª edição da Série Lives – Entrevista ClienteSA.

Começando por uma visão geral da trajetória da Lavoro, empresa do Grupo Pátria, Guilherme contou que, nascida em 2017, a empresa partiu da tese de consolidação do mercado de distribuição. Ou seja, diante da grande pulverização do segmento de insumos agrícolas, enxergou-se a oportunidade de gerar mais valor e governança, levando soluções sob medida para os clientes. A primeira aquisição se deu na Colômbia, logo ampliando portfólio com marcas brasileiras, incluindo a Lavoro, que acabou se tornando a holding do grupo. “Agora, depois de seis anos de atuação, já são 30 empresas, entre distribuidoras e redistribuidoras, além da Crop Care, braço de importação de insumos, fabricação de biológicos, especialidades, etc. A Lavoro está posicionada hoje como a maior distribuidora de insumos da América Latina, com mais de 220 lojas e mais de mil consultores em campo, que são engenheiros agrônomos levando soluções integradas para os agricultores.”

Indagado sobre o papel da profissionalização crescente no campo para aumento da demanda por produtos e soluções customizadas, Guilherme confirmou que a personalização é inevitável, com a digitalização possibilitando seguir esse caminho. “O processo de CRM que implantamos no grupo ajuda a identificar perfis segmentados, permitindo saber que tipo de soluções e atendimento sob medida serão entregues, levado em conta até o nível de tecnologia em que se encontra a produção da fazenda, etc. Trata-se de uma jornada difícil, carecendo de capacitação de pessoas para o atendimento, mas é um caminho sem volta.” Aprofundando a questão da profissionalização do setor, o gerente disse que o agricultor já dispõe de várias plataformas onde consegue adquirir os insumos, com facilidade de pagamento e atendimento. Já olhando para a gestão da experiência do cliente, a empresa criou o “Minha Lavoro”, aplicativo disponível para os mais de 74 mil clientes da base, por meio do qual é possível fazer a gestão de pedidos, contratos, crédito, vendas de grãos, relacionamento, etc.

Depois de descrever as dificuldades de cobertura de atendimento pelo digital em todo o Brasil, pela ausência de internet – que vem melhorando graças aos serviços via satélite -, o executivo expôs as soluções alternativas adotadas para não perder a conectividade entre a empresa, os consultores de campo e os clientes. Perguntado sobre a mudança de geração na liderança da produção agrícola, incrementando mais soluções tecnológicas ao negócio, Guilherme respondeu que a relação com esse novo perfil de cliente é mesmo diferenciada. “Enquanto o pai prezava pelo relacionamento olho no olho, o filho quer uma jornada rápida, à distância, e bem digitalizada. Isso não quer dizer que despreze a presença do consultor na fazenda, mas essas visitas diminuíram bastante, com o relacionamento acontecendo pelos canais digitais, seja app, WhatsApp e outros canais, que é uma forma de proximidade também. Mas ele irá avaliar a experiência pelo timing do atendimento.”

Houve tempo ainda para o gerente detalhar o quanto essas novas gerações estão mais abertas a novas tecnologias que a Lavoro vem trazendo ao mercado. Pôde também falar do problema de falta de mão de obra qualificada nessa transição toda, com o que a Lavoro está buscando suprir levando capacitação e treinamento, além de abordar o avanço da produção de biológicos no grupo, tão relevante que levou à criação da Agrobiológica Sustentabilidade, empresa sob o guarda-chuva da holding Crop Care.

O vídeo, na íntegra, está disponível em nosso canal no Youtube, o ClienteSA Play, junto com as outras 995 lives realizadas desde março de 2020, em um acervo que já passa de 3 mil vídeos sobre cultura cliente. Aproveite para também se inscrever. A Série Lives – Entrevista ClienteSA prosseguirá amanhã (26) com a presença de Cesar Mazieiro, diretor de operações LDP&Co. | SMZTO, que falará da experiência gastronômica de prato único; e, encerrando a semana, o Sextou debaterá o tema “Inovação: Como surpreender os clientes a partir do uso dos dados?”, reunindo Mário Lemos, CEO e cofundador da Gennie; Ana Seccato, diretora comercial para Brasil, Argentina e Peru e Thought Leader de beleza para Latam da Circana; Victor Kubota, CPO da GOK; e Rafael Rodrigues, CCO e diretor de operações da Quod.

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