A busca pelo próximo automóvel

0
7
Antes de uma compra, é comum que o consumidor visite mais de um estabelecimento até encontrar o melhor custo-benefício. Mas, no caso das montadoras, como os consumidores visitam as concessionárias? Um estudo feito pela In Loco Location Intelligence, com dados de julho do estado de São Paulo, mostra que 75% das pessoas que visitaram concessionárias foram a loja de apenas uma montadora. Dessas, 17% corresponde a apenas uma marca. Já os que visitaram lojas de duas montadoras diferentes, correspondem a 19% do total de visitantes. Desses 19%, a marca que recebeu mais visitantes únicos em uma de suas concessionárias recebeu 42% do total de visitantes, ficando três pontos percentuais na frente da segunda colocada. A montadora que ficou em primeiro lugar entre os que visitaram três marcas recebeu 45% do total. O segundo lugar, 34% e o terceiro, 33%.
O total de visitantes únicos que foram a uma única montadora no período analisado é quatro vezes maior do que o total dos que foram a duas. Isso pode ser explicado pela quantidade de concessionárias que oferecem serviços de reparo, manutenção e revisão, além da venda de carros, em um só lugar.
Desde o início de 2019, Hyundai, Renault e Ford disputam mês a mês pelo quarto melhor lugar do ranking das marcas com maior volume de visitas registradas em suas lojas. Em julho deste ano, após ultrapassar a Renault, a Hyundai levou a melhor e recuperou a posição que perdeu em fevereiro deste ano. Na cola da fabricante sul-coreana, a montadora francesa, por sua vez, cai para a quinta posição, enquanto Ford continua na sexta colocação. GM, Fiat e Volkswagen seguem inabaláveis na liderança, ocupando as três primeiras colocações, respectivamente. Honda, Toyota, Jeep, Nissan e Mitsubishi ocupam, nesta ordem, do sétimo ao décimo primeiro lugar. Agosto chegou ao fim confirmando a virada da Hyundai: não houve nenhuma mudança nas posições do ranking.
Visitantes por loja
Após um semestre em baixa, Toyota deu continuidade em sua recuperação e fechou julho alcançando o segundo lugar no ranking que divide o total de visitantes pelo total de lojas de cada montadora – e manteve a posição em agosto. A última vez que esteve atrás da Hyundai, líder invicta da lista, foi em janeiro deste ano. Em julho, Honda despencou para a quarta posição, após passar três meses consecutivos em segundo lugar, sendo ultrapassada também por Jeep, terceira colocada. Em agosto, as posições foram igualmente mantidas. 
Renault inverteu de lugar com Nissan, em julho: a montadora francesa despencou duas posições até o sétimo lugar, enquanto a japonesa saltou duas, fechando o mês em quinto. Em agosto, porém, Renault assume a sexta posição. Já a GM, líder do Ranking de visitantes, ficou na sexta colocação, no mês de julho e, em agosto, subiu mais uma posição, ficando pela primeira vez no ano em quinto lugar. Mitsubishi despencou da oitava para a décima posição e só ganha da Ford, que desde o início do ano figura na última colocação da lista atualizada mensalmente. Porém vale ressaltar que a análise leva em consideração o número de lojas e o fluxo em geral por cada unidade.