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A busca por experiências únicas

Autora: Miriane Noronha
Impulsionada pela crescente digitalização dos serviços e a ascensão de uma nova geração de equipamentos inteligentes, a Quarta Revolução Industrial tem promovido uma verdadeira disrupção na rotina de empresas de todos os portes e segmentos. Além de transformar as Indústrias, a evolução da tecnologia impacta outros setores e mercados, como é o caso do Varejo. Grandes e pequenos varejistas são diretamente desafiados a oferecerem experiências únicas a seus clientes, agregando novos recursos e modelos de negócios a suas operações.
Em decorrência desse cenário, assistimos ao desenvolvimento de soluções e sistemas inteligentes para otimizar a performance das operações de frente de caixa, integração de terminais de pagamento eletrônico, gestão de numerário e muito mais. Um sistema de caixa automatizado, por exemplo, pode simplificar o gerenciamento das transações e, ainda, reduzir custos com transporte, segurança e logística de valores.
Mas, para atingir o objetivo de se adequar e maximizar a performance de cada negócio, é importante que as empresas busquem soluções efetivamente alinhadas às suas características e aos seus modelos de vendas. Uma única loja pode exigir centenas de configurações de TI e de pagamento específicas, de acordo com seu tamanho e necessidades.
Ao adotar tecnologia e estratégia, os varejistas serão capazes de aprimorar seus serviços, agregando mais inteligência à operação diária e, paralelamente, melhores experiências aos seus consumidores. O trabalho realizado por grandes redes de supermercados, com a inclusão de sistemas de self checkout e identificação de clientes, que maximiza a personalização das ofertas, é um exemplo de como é possível utilizar a tecnologia para agilizar e melhorar a relação com os compradores e, ao mesmo tempo, ampliar os ganhos nas vendas.
A inovação, no entanto, não se resume a caixas autônomos e máquinas de pagamento 100% digitais. Até porque a realidade de grande parte dos comerciantes permanece cercada por antigos desafios. Prova disso é que, apesar dos avanços no segmento de pagamentos digitais, ainda temos uma grande movimentação de dinheiro físico no País. Uma recente pesquisa do Banco Central revelou que mais de 95% dos brasileiros ainda utiliza regularmente cédulas e moedas para fazerem compras e pagar contas.
Outro item importante e que não pode ser esquecido nesse cenário de inovação do varejo é que ainda estamos diante de uma sociedade bastante desbancarizada. Temos cerca de 45 milhões de pessoas no Brasil que não movimentam a conta bancária há mais de seis meses ou que optaram por não ter conta em banco. Esse total, que representa quase um terço da população adulta e economicamente ativa no País (29%), é responsável por movimentar mais de R$ 800 bilhões por ano.
Números como esses deixam claro a importância que as tecnologias terão para agilizar os pagamentos e incluir as pessoas em um novo universo de meios eletrônicos de pagamento e de transações online. O avanço do varejo se dará com apoio de processos de renovação com soluções preparadas para otimizar as rotinas de negócios como um todo, seja qual for o modelo de transação escolhido pelo consumidor (dinheiro físico ou digital).
Por mais diferentes que sejam os projetos de cada empresa, o fato é que essa jornada de evolução deve focar em uma entrega positiva para toda a cadeia econômica do País. Com varejistas mais preparados para o futuro, a rede bancária ganha em movimentações, os clientes ganham em agilidade e conveniência e os lojistas atraem oportunidades. Essa é a verdadeira soma a ser perseguida pela transformação tecnológica no comércio.
Teremos muitos avanços digitais, com novas soluções de software, hardware e serviços, para remodelar o dia a dia dos varejistas de todos os portes e segmentos. Com tecnologia de ponta, as marcas terão novas possibilidade de aproximação com seus consumidores, tornando os negócios cada mais bem-sucedidos.
Miriane Noronha é líder de negócios de varejo da Diebold Nixdorf.

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