A caminho da excelência

0
2



A e-Pharma, empresa de gerenciamento de benefícios farmacêuticos, passa por uma fase de expansão nos negócios e em conseqüência, na busca por processos padronizados e estruturados. Com a decisão de buscar a excelência em todos os aspectos, a empresa contratou uma auditoria de processos, para garantir que a total confiabilidade nos dados fosse atingida. “A companhia passa por uma excelente fase de crescimento e não se submeteria a uma auditoria, sem que todos os processos estivessem organizados”, afirma Alcyr Tabarini Lima, gerente de projetos da e-Pharma.

 

A estratégia começou em setembro de 2007, quando a companhia iniciou a busca por um sistema ERP que atendesse as necessidades. Dois meses mais tarde, com o apoio da consultoria e integradora DBD TI, foi realizada a implantação do primeiro módulo do SAP Business One. Em fevereiro de 2008 a companhia já contava com o CRM (Customer Relationship Management) em pleno funcionamento e, em março, os módulos Financeiro e Contábil já funcionavam a todo vapor.

 

Menos de seis meses após a implementação, a e-Pharma já registra benefícios. Segundo Lima, a empresa conseguiu redesenhar os processos, em todas as áreas. “A implantação da SAP na e-Pharma garantiu uma melhoria considerável nos processos, que agora funcionam de maneira estruturada, modular e integrada. Hoje os dados são consolidados entre a matriz e a filial da empresa automaticamente”, detalha o executivo.

 

Lima conta ainda que a integração dos processos contábeis e financeiros passou a ser automatizada e, com isso, o tempo para o fechamento mensal foi reduzido pela metade. A empresa diminuiu ainda o retrabalho e obteve uma melhor visualização do fluxo de caixa, disponibilizando orçamentos para que as áreas e os usuários possam melhor gerí-los. Já com o CRM baseado na Internet, a e-Pharma passou a contar com o registro das atividades relacionadas aos parceiros de negócios, bem como com a geração automática e digital de propostas, acordos e contratos.

 

O executivo revela que os próximos passos relacionados ao SAP Business One incluem a implantação dos módulos de Compras, Ativo Fixo, Inventário, Livro Fiscal, Conciliação de Pagamentos por TED e DOC e Folha de Pagamento Integrada. “Devemos estar com todos eles em funcionamento no segundo semestre deste ano”, afirma. Em paralelo ao projeto do ERP, a empresa trabalha também no desenvolvimento do “Portal e-Pharma”, que terá recursos de e-commerce e cadastramento de parceiros, entre outras facilidades, todos eles integrados ao SAP Business One.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorGenesys amplia portfólio
Próximo artigoInscrições prorrogadas