A consciência do brasileiro no consumo

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Os brasileiros que apresentam maior grau de consciência em seus hábitos de consumo são mais ativos em prestigiar empresas que praticam a responsabilidade social do que em punir aquelas que não são socialmente responsáveis. É o que revela a pesquisa “Consumidores Conscientes: o que pensam e como agem”, que será lançada no próximo dia 14, em São Paulo, pelo Instituto Akatu pelo Consumo Consciente. No evento, o Akatu apresentará ainda os resultados do levantamento “Responsabilidade Social Empresarial: o que o consumidor consciente espera das empresas”.

Realizadas no início deste ano, as pesquisas ouviram 600 consumidores comprometidos e conscientes nas cidades de São Paulo (300 entrevistas), Porto Alegre (150 entrevistas) e Belo Horizonte (150 entrevistas), para aferir seus valores e comportamentos de consumo. Do total de entrevistados, 41% disseram ter o hábito regular de divulgar empresas que consideram socialmente responsáveis e 36% declararam incentivar freqüentemente outras pessoas a comprar produtos de empresas socialmente responsáveis. Por outro lado, o índice de consumidores que deixam de comprar produtos para punir as empresas é de 28%.

Em relação à expectativa dos consumidores mais conscientes quanto à ação socialmente responsável das empresas, a pesquisa reforça a noção de que “a Responsabilidade Social começa em casa”: das 11 ações mais valorizadas pelo público pesquisado, 10 se referiam ao papel da empresa como empregadora. O estudo fez, pela primeira vez, um “ranking” da importância dada pelo consumidor em relação a 60 práticas e políticas emblemáticas da Responsabilidade Social das Empresas Brasileiras: as Referências Akatu-Ethos. Revelou-se também que nenhum item foi considerando “sem importância” pelo público.

Os dois levantamentos foram realizados no mês de janeiro com patrocínio da Nestlé Brasil e permitem a identificação das relações de valor entre a empresa e o consumidor em razão das práticas de responsabilidade social, além de apresentar um amplo perfil sócio-comportamental dos consumidores brasileiros com maior grau de consciência.

Serviço
Data: 14 de outubro de 2005
Horário: 8h30
Local: Auditório do Centro de Treinamento da Nestlé – Av. Engº Luís Carlos Berrini, 1.376, 2º andar – São Paulo/SP