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A diferença de hábitos entre gerações

A geração mais mobile é a Y, com alta adesão de compras via web nos smartphones (78%), aplicativos (64%) e notebooks (74%). Apesar de mais jovens, os Z´s se mostraram pouco menos propensos aos recursos mobile, principalmente via smartphones e in-app, com 70% e 56% de adesão, respectivamente. É o que revela a pesquisa Retail Reimagined da Adyen, que analisou os hábitos de consumo da Geração Z (pessoas com idade entre 18 e 23 anos) e da Geração Y (entre 24 e 38 anos) no varejo em 12 países, incluindo os Estados Unidos, Alemanha, China e Brasil.
A Geração Y também se revelou mais adaptada a novas tecnologias móveis, como smartwatches e smart speakers (como o Amazon Alexa), usados por 1 em cada 3 consumidores. A explicação está, em partes, na maior adesão da Geração Z à nova experiência de compras em lojas físicas, já que 38% deles ainda preferem frequentar esses pontos de venda, mesmo utilizando smartphones para compras. No Brasil, esse número sobe para 48%, perdendo apenas para a Austrália entre os países consultados. A pesquisa revela ainda que nos últimos seis meses, 56% dos entrevistados decidiram adquirir um produto por encontrar a opção de compra multicanal. Entre os respondentes de 18 a 34 anos, esse número aumenta para 61%.
Um consenso entre todos os consumidores parece ser a exigência por praticidade e conveniência na experiência de compras: 7 entre 10 já desistiram de adquirir produtos na loja devido à espera em filas. A Geração Z é mais propensa a não só abandonar a compra (35%), mas desistir completamente de adquirir aquele produto específico, independentemente do canal. O imediatismo da geração Z também é visto no e-commerce, já que 71% já abandonou o carrinho por encontrar dificuldades técnicas para completar a transação, enquanto 60% já desistiu de comprar no e-commerce por não encontrar seu método de pagamento preferido, que pode incluir carteiras digitais e compra em um clique.
Revelou-se que 1 em cada 5 entrevistados com idade entre 18 e 34 anos preferem efetuar compras com métodos de pagamento por aproximação, como carteiras digitais. Destes, os da geração Z (18 a 23 anos) são os que mais utilizam essas ferramentas, com 9% utilizando as carteiras digitais, com frequência, contra 7% dos respondentes totais. O mesmo acontece com cartões por aproximação no terminal, com 11% da geração Z contra 9% do total.

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