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A excelência em gestão



Concedida anualmente pela Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), a edição 2012 do Prêmio Nacional da Qualidade (PNQ) tem seis organizações premiadas, maior número desde a primeira edição, em 1992. A AES Eletropaulo, AES Tietê, Cemig, Energisa Paraíba, Suspensys e Volvo Caminhões foram reconhecidas pela gestão excelente, aliada a um processo contínuo de melhoria e adaptação às demandas do mercado.

 

Além delas, o PNQ reconheceu duas empresas finalistas, que alcançaram bons resultados e podem ser consideradas referenciais em muitas práticas de gestão: Sabesp Unidade de Negócio Leste (SP) e Sabesp Unidade de Negócio Sul (SP). Outras cinco organizações foram consideradas Destaques por Critério: EDP Bandeirante (critério Clientes), Randon Implementos (critério sociedade), Sabesp Norte (critérios clientes), Sabesp Oeste (critério clientes) e SESI-SC (critério clientes).

 

As organizações que participam do PNQ são avaliadas com base no Modelo de Excelência da Gestão (MEG), e de acordo com uma escala de pontuação que vai de 0 a 1000, divididas em faixas. Neste ano, houve uma grande concentração de empresas avaliadas na faixa que vai de 651 a 750 pontos e, em comparação com 2011, foi registrado um crescimento de 83% no número de organizações a partir desta faixa de pontuação.

 

Segundo o superintendente-geral da FNQ, Jairo Martins, a pontuação das empresas reconhecidas tem subido, culminando em 2012 com um aumento no número de premiadas. “As organizações claramente têm evoluído em suas práticas de gestão, e como consequência, o número de premiadas em 2012 foi o mais alto. Esse aumento mostra que as organizações avaliadas neste ano atendem a maioria dos requisitos presentes na avaliação, além de terem a sua gestão como referência do setor em que atuam. Isso mostra que as organizações brasileiras estão cada vez mais maduras e preocupadas em buscar a excelência de sua gestão em todas as suas áreas, gerando resultados para todas as partes interessadas”, explica.

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