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A importância da Base de Dados

Autora: Karla Ynonye
As empresas, ao cadastrarem um novo cliente ou contato em sua base de dados, em sua maioria, não têm o cuidado de normalizar os dados no momento do cadastro, o que no futuro, pode gerar problemas quando surge a necessidade de levantamento de perfis de seus clientes. O fato é muito comum, pois muitas vezes os dados estão sem nenhum padrão ao serem armazenados em campos como nomes, documentos, telefones, endereços ou até a validação do CEP ao endereço informado.
Em muitos casos, a própria empresa não sabe analisar se os dados que possui são qualificados, justamente por este não ser o seu “core”. A organização possui quantidade, mas não qualidade e ao contratar uma companhia especializada no tratamento de banco de dados, surpresas aparecem, pois verificam que o seu database pode estar mais desatualizado do que imaginam, de forma inconsistente, duplicado e até mesmo defasado, surgindo a necessidade do enriquecimento dos dados cadastrados na base.
Vale salientar que dados íntegros agregam valor e valor alavanca negócios. Uma base consistente mantém e contribui para uma imagem positiva da organização. Empresas de telemarketing ligando para números telefônicos errados para buscar um determinado cliente, perdem bastante, e de duas formas: em sua imagem e, principalmente, em seus próprios investimentos, por não saberem onde está seu cliente, gerando custo desnecessário por ligações perdidas. Outro exemplo é a falha na mala direta, em que o envio de correspondências muitas vezes é realizado para  endereços inválidos ou que não mais pertencem ao cliente.
A partir de uma base tratada, é possível agregar informações dos dados com o enriquecimento. Uma base enriquecida contribui diretamente para mais resultados a partir de um bom planejamento estratégico. Imagine o caso de um diretor que, ao analisar os dados de seus clientes, consegue visualizar além da porcentagem de homens e mulheres, a faixa etária, faixa de renda estimada, dados do IBGE, as principais profissões, dentre outras informações. Certamente, de posse destes números, novas ações poderão ser tomadas para o crescimento da companhia como um todo e, fundamentalmente, mais retornos sobre os investimentos realizados nas ações de marketing, que pedem cada vez mais por segmentação e personalização.
Comunicar-se de forma clara, objetiva e atraente sempre foi tarefa para todos. O que precisamos parar para pensar e colocar em prática é sobre como realmente acertar de forma a ganhar a tão almejada atenção de quem desejamos manter, fidelizar e ainda conquistar.
Karla Ynonye é Gerente de Tecnologia da Informação da ZipCode 

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A importância da base de dados

Para acompanhar tendências internacionais e mostrar a importância do tratamento da base de dados nas empresas, a ITCOM Business School, empresas especializadas em educação executiva, traz ao país dois cursos (“CRM Analítico – Planejamento e Implementação” e “Modelagem de Dados Dimensional”), que serão realizados nos dias 28 e 29 de abril, em São Paulo, para corporações que precisam acompanhar de perto a trajetória de seus clientes.
O curso “CRM Analítico – Planejamento e Implementação” contará com uma abordagem teórica e vai focar em aspectos práticos, desde o processo de implementação da solução com técnicas e metodologias e avaliação de resultados até a possibilidade de cálculo de retorno sobre investimento. Os alunos terão acesso a definição do negócio, segmentação por valor, estratégias de customer marketing, valor do comportamento e satisfação dos clientes, além das técnicas passo a passo para implantar o sistema.
No treinamento “Modelagem de Dados Dimensional” o como foco principal será capacitar o público presente para modelar seu database marketing para identificar as questões de negócio relacionadas aos fatos históricos. Através de exemplos práticos e orientação personalizada, os alunos estarão alinhados com conteúdo para revisão do modelo relacional, diferenças entre processamento transacional e analítico, dimensões para análise, dados a serem inseridos na base, arquitetura, custos e benefícios, entre outros.
Serviço
Cursos: “CRM Analítico – Planejamento e Implementação” e “Modelagem de Dados Dimensional”
Data: 28 a 29 de Abril de 2005
Horário: 08hs às 18hs
Local: Hotel Estanplaza Paulista – Al. Jaú, 497 – São Paulo/SP
Informações pelos telefones (11) 5096-6682/ 8108-8474 ou no site www.itcom.com.br

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