A importância do CobiT nas empresas

0
6


Pesquisa realizada pela Brunise e Camanho&Consultores aponta que o CobiT está ganhando a atenção das empresas brasileiras. De acordo com o estudo, 42,2% das companhias entrevistadas já utilizam o modelo e 61,5% o consideram importante para a gestão de serviços de TIC.

O estudo também mostra que, em 34,6% dos casos, a lei Sarbaney Oxley foi a razão pela qual se adotou o COBIT nas empresas. A lei é uma medida importante sobre os valores mobiliários dos EUA e afeta diretamente as companhias de capital aberto. Traz exigências de impacto para a TIC, grande parte relacionadas à governança corporativa e fiscalização de auditoria.

O CobiT é um modelo de referência para gestão de TIC, voltado ao controle dos objetivos do negócio. Por sua estrutura estar intimamente ligada aos processos da organização, e também por sua capacidade de controle e auditoria, o modelo tem se mostrado uma boa alternativa não só para a SOX, mas também para a Segurança e Governança em TIC.

Participaram da pesquisa 35 empresas de diversos segmentos que estiveram presentes no seminário V Command Center Meeting. O evento, realizado nos dias 25 e 26 de abril de 2006, teve como tema principal a “profissionalização da TI e Telecom”. Além do CobiT, a pesquisa englobou outros assuntos, tais como a importância da área de TIC, gestão de serviços, qualificação de profissionais, utilização do ITIL etc.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorKurotel apresenta novo site
Próximo artigoExcelência na comunicação