A maior base de conhecimento

Com apenas nove meses, projeto já se consolida com 183 lives e mais de 200 líderes de grandes empresas refletindo as transformações da atividade

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Não foi fácil, mas apesar dos desafios, há muito o que comemorar. Esse foi o 2020 do mercado de gestão de relacionamento com clientes e customer experience. E também da ClienteSA. Assim como toda atividade, que soube se adaptar e inovar, o principal portal de notícias do setor se reinventou com o Projeto Lives, no ClienteSA Play. Entrevistando líderes de grandes empresas, o canal se consolidou como a maior base de conhecimento – num primeiro momento sobre o que estava ocorrendo diante da pandemia, e depois como espaço para uma reflexão profunda da transformação pela qual a atividade está passando, com novos perfis de clientes e o avanço do mundo digital. Hoje, no acervo, são 183 entrevistas, com mais de 200 executivos contanto estratégias, histórias e muita reflexão. “Estamos muito felizes com o sucesso das lives, principalmente por poder proporcionar a troca de conhecimento e auxiliar no desenvolvimento de toda a atividade. Inclusive, agradecemos a todos que estiveram com a gente nesse ano, seja dando entrevista, ou nos acompanhando pelo Youtube”, comenta Vilnor Grube, CEO e fundador da Grube (ClienteSA e Callcenter.inf.br), que conduz as lives.

Tudo começou há nove meses. Ainda que todos soubessem das notícias do avanço do novo coronavírus em outros países, muitos foram pegos de surpresa com a urgência  da adoção do home office, a partir da necessidade de implementar o distanciamento social. Algo inimaginável em um setor que envolve tantos colaboradores. No entanto, mostrando sua maturidade, não só isso aconteceu, como também as empresas se mostraram capazes de reverter o quadro. Tanto que muitos viram a produtividade aumentar.

Foi logo nesse primeiro momento, para evidenciar o cenário desafiador, que os portais ClienteSA e Callcenter.inf.br criaram o projeto para entrevistar especialistas e executivos de diversas áreas, como tecnologia, CRM, CX, RH, contact center, direito, medicina, com transmissão on-line pelo canal no Youtube. “O propósito nesse primeiro momento era informativo, de auxiliar a todos, já que havia muita apreensão e dúvidas. Queríamos contribuir com o mercado, trazendo a visão de especialistas, compartilhando esse conhecimento”, revela Natiê Amaral, gestor de conteúdo da ClienteSA.

Porém, diante da boa repercussão do projeto, ele logo se transformou em algo mais abrangente, indo além da pandemia. O foco passou a ser a própria transformação da atividade, que já vinha se dando antes da crise, e que se acentuou, principalmente com a necessidade de avanço do digital. E o que se vê é um cenário de mudanças, com projetos de inovação sendo acelerados, bem como a cultura cliente virando regra nas empresas. “Passamos a falar sobre as mudanças da atividade com impacto nos negócios, transformações e oportunidades de produtos e serviços”, detalha o gestor de conteúdo.

Com isso, o projeto também ganhou mais corpo com os Drops de Conteúdo, série de vídeos curtos com a opinião dos executivos sobre determinados temas: transformação digital, cases, adaptação na pandemia,  CX, novo normal. Outra novidade foi o “Sextou?”, bate-papo mais descontraído com mais de um executivo sobre um tema específico. Ele mesmo também se desdobrou no “Sextou Híbrido”, realizado por duas vezes na nova sede da Atento, que marcou a comemoração das 150 lives e também o encerramento das lives nesse ano, reunindo executivos tanto presencialmente, como de modo virtual. “E não devemos parar por aí. Já estamos preparando muita novidade para o próximo ano”, garante Vilnor. Assim, o projeto faz uma pausa agora e retorna no dia 13 de Janeiro. Já na primeira semana terá como convidados: Augusto Mazeto, head of ombudsman/ouvidor do Nubank; Renato Camera, diretor de marketing da GSK Consumer Healthcare Brasil; John Anthony von Christian, presidente da ABT; e Luciano Silva, diretor comercial da AeC.

Aproveitando o momento, a Grube, proprietária dos portais ClienteSA, Crédito e Cobrança, CallCenter.inf.br e do ClienteSA Play, agradece a todos que contribuíram de uma forma ou outra com o desenvolvimento da atividade de gestão de clientes nesse ano difícil para todos. Também queremos dedicar os melhores votos de saúde e sucesso a todos que nos ajudaram a fazer de 2020 um ano de muito conteúdo, agregando valor ao setor. Que continuem sempre nos prestigiando com a preferência e atenção, pois só assim, teremos motivos para continuar buscando fazer o melhor. Receba o nosso carinho e o nosso muito obrigado. Estaremos em férias coletivas no período de 21 de dezembro de 2020 a 4 de janeiro de 2021. Nesse momento de comemoração, aproveitamos para desejar Boas Festas e um Ano Novo de sucesso e muito conteúdo.

Os vídeos das 183 lives estão disponíveis na íntegra em nosso canal no Youtube Aproveite para também se inscrever na ClienteSA Play. Também é possível ficar por dentro no site do projeto: entrevistas.clientesa.com.br/lives. Lembrando que a série de entrevistas retornará a partir de 13 de janeiro. Até lá!