A oportunidade com o papai

0
14



 Entre as datas comemorativas, o Dia dos Pais é considerado uma das que menos movimenta o varejo. Ainda assim, se apresenta como oportunidade para as empresas conquistarem novos clientes e estreitar o relacionamento. É o que revelam os especialistas e os profissionais das empresas, em entrevistas exclusivas ao portal ClienteSA. Na visão de Fernanda Della Rosa, assessora econômica da FecomercioSP, o mercado deve aproveitar a data para atrair os consumidores que irão às lojas atrás do presente do pai. “Estando na loja, ele poderá interessar-se pela compra de outros produtos ou mesmo voltar no futuro”, opina Fernanda.

 

Com base em pesquisas realizadas com os clientes, a Leroy Merlin foi por esse caminho e investiu no ponto de venda para criar um clima próprio para a data e em uma campanha temática. “Procuramos incentivar o uso de ferramentas pelos clientes, com cursos e demonstrações”, explica Fernando Castanho, diretor de loja da Leroy Merlin, que vê na data uma forma de ampliar o relacionamento.

 

Para Edgard Monforte Merlo, professor associado da FEA-RP/USP, é importante nesse momento proporcionar boas experiências de consumo, que vão desde o atendimento, até a variedade de produtos em estoque. Ele comenta que o cliente tem valorizado cada vez mais um processo de compra diferenciado. “Trabalhar a experiência do cliente é a saída para fidelizar. Os descontos em si, podem ser um atrativo, mas não fidelizam. Por outro lado, boas experiências podem fazer com que ele volte sempre”, esclarece.

 

A Heineken seguiu essa tendência com o lançamento de uma capa térmica para o keg de cinco litros, que fará parte de um kit presente exclusivo para o Dia dos Pais. “Buscamos trazer inovações atreladas como essa à ações promocionais. O objetivo é agregar valor ao produto e oferecer ao consumidor uma experiência diferenciada com a marca”, explica Bernardo Spielmann, gerente de brand da Heineken. A marca também investiu em ações que conectem com o universo do target. “Elas são cruciais, principalmente, no contexto digital onde temos uma possibilidade de impactar um grande número de pessoas a um custo relativamente baixo”, conta. Um exemplo é a criação do aplicativo “Eu Curto meu Pai” para o Facebook, lançado no dia 5 de agosto, e, em menos de três horas teve mais de 8.500 interações.

 

Já a aposta do Groupon para se diferenciar está na escolha das ofertas para o Dia dos Pais, segundo Patrick Schmidt, vice-presidente na América Latina. “O foco foi levar produtos que possam integrar a família por meio da alta tecnologia”, revela. Dentro disso, o site de compras coletivas buscou parcerias para produtos como os tablets, smartphones e câmera fotográfica. Além disso, criou especialmente para a data, uma aba especial com essas ofertas.

 

Centros de lazer

Nos shoppings não é diferente. A aposta do Santana Parque é na adequação do mix de loja, atração de novas operações, além de sorteios para clientes e equipe de vendas. Outro investimento é em treinamento. “Procuramos capacitar toda a nossa equipe, bem como a equipe dos nossos parceiros no sentido de envolver o cliente e lhe prestar o melhor atendimento possível”, conta Carlos Santos, superintendente do shopping. Ele explica que o Santana Parque procura promover um centro de entretenimento, onde os consumidores se sintam bem. “Queremos que venham para o lazer e não somente para compras”, completa.

 

Com o mesmo objetivo, porém de maneira diferente, o Shopping Bonsucesso tem nas promoções a grande isca para conquistar os clientes na data. “Procuramos realizar ações que despertem no cliente a vontade de participar. Sempre agregamos valor e apelo nas campanhas, além dos prêmios”, revela Ediléia Ferro, gerente de marketing. Para o Dia dos Pais, além do sorteio de prêmios, o Shopping Bonsucesso fará uma ação no Facebook em parceria com o cinema, premiando clientes com combo de ingressos, pipocas e refrigerantes.

 

E na sua opinião, qual a melhor forma de aproveitar o Dia dos Pais para estreitar o relacionamento com o cliente? Participe da nossa enquete.

 

 

Leia também as matérias exclusivas do especial Dia dos Pais:

 


Brasileiro chega ao varejo com boa capacidade de consumo para o Dia dos Pais

 


Economista dá dicas de como aproveitar aumento do fluxo de consumidores com Dia dos Pais

 


Crédito e boas experiências de consumo devem impulsionar varejo no Dia dos Pais

 


Dia dos Pais aquece setor de ferramentas permitindo estreitar o relacionamento com o cliente

 


Heineken aproveita Dia dos Pais para oferecer experiências diferenciadas aos clientes

 


Por meio de parcerias, Groupon busca atender demandas dos clientes para o Dia dos Pais

 


Cada um a seu jeito, Santana Parque e Bonsucesso querem encantar cliente no Dia dos Pais

 

 

Confira ainda as outras matérias do portal sobre a data:

 


Essas são as características que os pais mais procuram nos computadores, diz pesquisa

 


Venda de produtos de alto valor agregado irá puxar crescimento do e-commerce

 


Barbeador elétrico, churrasqueira, furadeira e parafusadeira são os itens prediletos

 


Maioria das brasileiras pretendem presentear no Dia dos Pais

 


Elevação está relacionada ao consumo de carnes, diz Apas

 


Produtos em destaque são os ultrabooks, os tablets e os smartphones

 


Zoom criou campanha interativa no Facebook e no Twitter

 


Marca espera crescer 30% em vendas na data