A qualidade é o que determina

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As redes sociais trouxeram às empresas a oportunidade de estarem mais próximas dos clientes, mas isso só é possível quando o seguidor se identifica com o que é postado. A qualidade do conteúdo é determinante para estabelecer um vínculo com o consumidor, já que mais de 50% de usuários do Facebook já deixaram de seguir marcas por falta de bom conteúdo, segundo o estudo Papo Social, da Hello Research. “Isso é um grande prejuízo às marcas que provavelmente perderam parte do seu esforço ao não conseguir reter o consumidor em sua fan page”, declara Davi Bertoncello, sócio-diretor executivo da Hello Research. 
Além disso, na pesquisa, foi perguntado quais são os motivos que levam as pessoas deixar de seguir uma fan page. Entre os mais de mil entrevistados, 58% por conteúdo irrelevante, 13% por poucas promoções e benefícios e 11% por posts repetidos. Dentro disso, é possível ver que quem determina o conteúdo das grandes marcas, não é mais a própria marca, é o consumidor. Por isso, a melhor maneira de acertar é conhecer e entender quem são os clientes por meio de pesquisas, para ser assertivo. “É claro que uma grande marca exerce fascinação a um público muito heterogêneo, diversos tipos de perfis. Cabe à empresa saber quem são essas pessoas e definir uma política de conteúdo que se adeque de alguma forma a essas variações que são inevitáveis”, comenta Bertoncello. 
Segundo o executivo, não existe uma regra de atuação para não perder seguidores ao longo do tempo, mas é preciso se pautar a partir das necessidades do conteúdo que o usuário vai consumir, sejam textos, fotos, brincadeiras etc. “É claro que imagens e vídeos têm um apelo – genericamente falando – maior. Mas cuidado, vídeos longos acabam entediando o consumidor. Por experiência a nossa indicação são vídeos de até 2 ou 3 minutos”, sugere o executivo.