A reinvenção do fax

0
2


O mundo todo a apenas um clique. É isso que a tecnologia tem nos proporcionado. Facilidades e mais facilidades surgem a todo o momento, tornando obsoleto algo de última geração em questão de meses. O advento da Internet, a partir dos anos 90, mudou completamente o modo como nos comunicamos e abriu novas perspectivas a todos os tipos de empresas.

A partir daí, inúmeras soluções têm surgido com o intuito de melhorar ainda mais os negócios e a produtividade das empresas. Os equipamentos que ocupavam espaços nas mesas e os armários que armazenavam documentos foram sendo substituídos por softwares que organizam tudo de maneira bem mais rápida que a usual.

Mas engana-se quem pensa que as tecnologias do passado não têm o seu valor. Algumas permanecem no cotidiano corporativo como se nada tivesse acontecido. Outras se adequaram à nova era e, atualizadas, oferecem mais ferramentas e prometem melhor desempenho. É o caso do fax, que continua sendo um dos meios mais utilizados para a troca de informações.

Uma recente pesquisa feita pela Opinião Consultoria em cerca de 350 empresas, dos mais variados segmentos e portes, em todo o Brasil, demonstrou a eficácia dos aparelhos de fax existentes no mercado e a relação das empresas com a máquina diante das tecnologias atuais. O estudo mostrou que existem cerca de 24 milhões de aparelhos de fax espalhados em mais de cinco milhões de empresas no país.

A pesquisa aponta ainda um otimismo do mercado em adquirir soluções que agreguem valor ao serviço de envio e recebimento de documentos, o que nos leva a considerar o fax como meio de comunicação eficaz nas organizações e, sendo assim, tecnologia que deve ser aprimorada para que o seu valor agregado aumente perante o mercado atual.

Neste cenário, os servidores de fax vêm ganhando espaço, tornando-se uma alternativa que envia e recebe fax pelo computador e reduz drasticamente os custos com papel, contas telefônicas etc., além de aumentar a produtividade nas comunicações corporativas. Aos servidores de fax é possível integrar outras soluções instaladas na empresa, como URA, multifuncionais, gerenciamento eletrônico de documentos, etc.

Outra vantagem dos sistemas eletrônicos de fax é a possibilidade de mensurar o gasto mensal com o envio de documentos, custo não controlado por 75,8% das empresas consultadas durante a pesquisa da Opinião Consultoria. Desta forma, fica mais fácil medir o retorno do investimento no produto. A pesquisa também apontou que quase 46% das empresas teriam interesse em adquirir um servidor de fax. Portanto, um excelente potencial para a implantação e desenvolvimento de serviços que envolvem esta tecnologia.

Ricardo de Figueiredo Caldas é presidente da Telemikro.