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A reputação das instituições de ensino



Uma pesquisa realizada pela Cadsoft, empresa especializada em soluções em gestão para instituições de ensino, avaliou e analisou durante 11 meses a reputação de instituições particulares de ensino superior nas redes sociais.


Das 2.069 instituições de ensino superior particulares do Brasil, 420 têm presença on-line em pelo menos uma rede social, com ou sem objetivo institucional planejado ou definido. Foram monitoradas 79 instituições aleatoriamente em seis mídias sociais: Facebook, Twitter, Orkut, Reclame Aqui, Portais de Notícias e blogs.


Segundo o estudo, as instituições da região Sudeste são as mais citadas (77,4%), seguidas por aquelas da região Nordeste (11,4%). Depois, aparecem as regiões Sul (4,9%), Centro-Oeste (3,51%) e Norte (2,8%). Do ponto de vista de relevância, o Twitter é campeão com 59%, em seguida aparecem o Facebook com 25%, blogs com 9% e sites de notícias com 7%. Reclame Aqui e Orkut não pontuaram. A relevância da informação oferece aos gestores condições de planejamento de mídia, por exemplo.


A pesquisa foi realizada por meio da solução Planeta Y que monitora e trata as informações coletadas nas redes. A higienização das informações descarta dados irrelevantes e classifica as citações como positivas, neutras ou negativas em relação a dez indicadores relevantes ao mercado educacional: preço, infra estrutura, corpo docente, qualidade de ensino, dentre outras. Sob esta metodologia, 48% das informações coletadas foram descartadas, 45% foram classificadas como neutras e 3,4% como positivas e 3% como negativas.


“Os dados permitem que as instituições tenham parâmetros comparativos de seu posicionamento no mercado. Dessa forma, uma Instituição com mais de 3% de citações negativas sabe que está acima da média do mercado brasileiro e que precisa atuar de forma a reduzir o seu percentual”, explica Glauson Mendes, presidente da Cadsoft.

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