Pelo segundo trimestre consecutivo, o Brasil foi o país da América Latina que melhorou a pontuação mais rapidamente no setor de Tecnologia da Informação e telecomunicações, de acordo com o relatório Indicador da Sociedade da informação (ISI) para a América Latina, realizado pela Everis em parceria com a IESE Business School, na Espanha. O material também avalia o Ambiente da Sociedade da Informação (ESI), que compreende os aspectos econômico, Institucional, social e infraestrutura. Esses dados são referentes ao primeiro trimestre de 2009.
“Pelo segundo trimestre consecutivo, o Brasil foi o único país que melhorou a pontuação do Ambiente da Sociedade da Informação e, além disso, liderou as melhoras do ISI. Na área social, o País se beneficiou da redução da taxa de desemprego e ainda foi o que menos aumentou o risco-país chegando aos 422 pontos”, afirma Teodoro López, vice-presidente da everis Brasil. O executivo afirma ainda que a projeção para 2010 é bastante otimista, já que a economia brasileira sofre menos interferência do mercado externo e, além disso, possui um grande potencial de desenvolvimento nos setores de TI e telecom.
Nesse período, a pontuação brasileira no ISI alcançou 4,38 pontos, um avanço de 3,1%, ficando, pela primeira vez, no mesmo nível da média regional. “Os últimos dados do ISI ratificaram a melhora da Sociedade da Informação no Brasil, tanto em termos absolutos quanto relativos. Pelo quinto trimestre consecutivo, o ISI brasileiro apresentou o maior avanço, o que contrastou com o retrocesso da média latino-americana. Ainda que as dificuldades da economia mundial tenham influenciado seu andamento, o ISI do Brasil poderá continuar progredindo, o que ao início de 2010 superaria a média regional”, complementa Diego Barceló, pesquisador da IESE Business School.
Projeções – De acordo com o ISI, o indicador brasileiro alcançará uma qualificação média de 4,39 pontos, com um aumento anual de 0,2% que contrastará com a queda prevista dos demais países da região. O Brasil ocupará o 4º lugar, superando o México, e a qualificação média da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) avançará mais lentamente.
O Brasil possui:
– 777 celulares para cada 1.000 pessoas – aumento de 20,5%
– 232 computadores para cada 1.000 pessoas – aumento de 19,5%
– 3,3 servidores para cada 1.000 pessoas – aumento de 15%
– 13,6% dos usuários de Internet são assinantes de banda larga – aumento de 2,4%
– 391 usuários de Internet para cada 1.000 pessoas – aumento de 12,2%
– 16 domínios de Internet para cada 1.000 pessoas – aumento de 22,3%
– US$ 332 de gasto per capita anual em TIC – diminuição de 19,4%