O canal para quem suspira cliente.

Pesquisar
Close this search box.

ABDI lança laboratório de inovação do varejo

Apresentar tecnologias inovadoras para o mercado e promover atividades que ajudem a fomentar o varejo nacional. Essa é a proposta do ProVa – Laboratório de Inovação do Varejo, inaugurado na última semana, na região central de São Paulo. O projeto é liderado pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), em parceria com o Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) e estruturado e gerenciado pela consultoria Pieracciani Desenvolvimento de Empresas.
O presidente da ABDI, Guto Ferreira, explica que o principal objetivo é apresentar soluções para os problemas dos lojistas. “Quem vier conhecer o projeto será apresentado ao que de mais inovador está sendo feito no mundo, direcionado ao setor varejista. Também teremos uma loja conceito, onde o varejista poderá vender seus produtos no shopping por um período determinado.”
Na avaliação do ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Jorge de Lima, essa é uma iniciativa de vanguarda que vai linkar os setores varejista e de indústria. “Pretendemos aumentar a integração entre os setores. No ProVa, as empresas poderão realizar testes, validações e desenvolvimento de novas soluções e tecnologias. O nosso objetivo é incentivar o aumento da competitividade do varejo brasileiro, além da criação de novos modelos de negócio, o desenvolvimento de produtos e serviços, a melhoria do atendimento e a interação com outros segmentos como a indústria”, explica.
O nome ProVa nasceu da expressão “pró-varejo”. A ideia da criação de um espaço físico para a elaboração de atividades, focadas no desenvolvimento do setor varejista veio da necessidade de aumento da produtividade e da competitividade do setor. O espaço vai funcionar no Shopping Frei Caneca para atender e capacitar varejistas de médio porte de todo o Brasil.
Ao longo de 24 meses, serão desenvolvidas ações voltadas para os lojistas de todas as regiões brasileiras. O ambiente conta com áreas de coworking, ilhas de tecnologia e espaço para eventos. Mais de cem atividades estão previstas para serem realizadas, tais como meetups, ciclos de design thinking, feiras e workshops. A expectativa é receber, durante o período, 10 mil tomadores de decisão do varejo. Para participar do projeto, o varejista pode dirigir-se diretamente ao local ou entrar em contato com a ABDI ou MDIC. As próprias associações varejistas podem trazer demandas específicas para determinados setores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima