Ações socioambientais que geram negócios

0
3
No ano em que as nações discutem redução dos índices de poluição contra a camada de ozônio, o congresso de Doha abriu a discussão para o cenário da inovação e criatividade das corporações para enfrentar a concorrência, cada vez mais acirrada. Por que então não associar o útil ao agradável e acelerar as estratégias em direção à responsabilidade sócio-ambiental? Para dar uma visão estratégica e revelar na prática como desenvolver projetos nessa área, a Conference ClienteSA, em parceria com a Bio-Bras, promove o “1º Congresso On Business – Responsabilidade Socioambiental”, que será realizada no dia 14 de junho, no Grand Mercure Ibirapuera, em São Paulo.
A conferência irá mostrar os caminhos para as organizações investirem na área e, para quem tem política ou área já estruturada, avaliarem os esforços e trabalhos. O evento apresentará ainda uma visão aos executivos responsáveis por ações focadas em resultados práticos a partir da análise sócio-política, avaliando legislação, leis, incentivos, estratégias e cases práticos que associam a imagem corporativa a ações ambientais e outros que se associam à proteção, além de outras companhias e instituições que dão preferência aos fornecedores com ações de responsabilidade sócio-ambientais. No conjunto, projetos organizacionais que contribuem de forma prática com o futuro.
A conferência está direcionada principalmente para executivos interessados a desenvolver políticas de responsabilidade social e ambiental nas empresas. Com isso, serão demonstradas estratégias responsáveis. Entre os cases que serão apresentados está o da BS Colway Pneus. Ozil Pedro Coelho Neto, diretor de assuntos corporativos da empresa e do IBS – Instituto BS Colway Social, vai ministrar a palestra “Uma política de relação social e ambiental, com reflexos claro de imagem e business”, na qual vai falar sobre os projetos desenvolvidos pela fabricante.
Outro case que fará parte do evento será o da SPCom, apresentado pela presidente Alexandra Periscinoto. A empresa paulistana tem apostado em políticas de gestão visando virar referência em termos de sustentabilidade. A preocupação com o cuidado ambiental é constante em todas as áreas da empresa e teve início de maneira mais intensa a partir de 1999. A política dos cinco Rs – reduzir, reutilizar, reciclar, recomprar e repensar – é um dos pilares da área de Qualidade e Meio Ambiente. Depois de oito anos de trabalho, a diretoria já vê o impacto positivo das ações de responsabilidade ambiental, entre elas coleta seletiva de materiais para reciclagem, uso de papel reciclado, coleta de água da chuva, utilização consciente da luz e de outros insumos.
A Avape também vai participar com um case, ministrado por Eliana Victor, gerente de reabilitação clínica da organização. A instituição filantrópica, fundada em 1982 por funcionários da Volkswagen do Brasil, foi criada para valorizar e promover a pessoa com deficiência. Tem se destacado como instituição pioneira neste segmento, desenvolvendo programas altamente especializados. Devido à sua atuação inclusiva e ações voltadas às comunidades carentes, suas unidades também atendem pessoas sem deficiência que necessitem de serviços especializados. Atualmente, mais de 94 mil pessoas são beneficiados com os programas da AVAPE, os quais geram mais de 4 milhões de atendimentos por ano, sendo 90% gratuitos.
Entre os painelistas que também já garantiram presença estão Nadja Soares de Moraes, presidente da Bio-Bras; Lívio Giosa, diretor do Instituto ADVB de Responsabilidade Social; Vilnor Grube, diretor da ClienteSA; Walsey de Assis Magalhães, economista do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social); Horácio Pedro Peraltta, especialista em direito ambiental do PePeC Ambiental e Apetres – Associação Paulista de Empresas de Transporte e Destinação de Resíduos Urbanos; Carina Pimenta, da AshoKa Empreendedores Sociais/Mc Kinsey & Company; e João Alves, da Cetesb/Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos.
Serviço
Data: 14 de junho
Horário: das 8h30 às 18h
Local: Gran Mercure Ibirapuera – Rua Joinville, 515, Ibirapuera – São Paulo/SP
Informações pelo telefone (11) 2107-7890, no site http://eventos.clientesa.com.br ou pelo e-mail [email protected]