Aços Villares se prepara para emitir NF-e

0
1



Participante do grupo das 50 empresas que integram a segunda fase do projeto piloto de Notas Fiscais Eletrônicas, a Aços Villares, produtora de aços longos especiais, deu início ao processo de mudanças que permitirá à siderúrgica a substituição das notas fiscais em papel tipo 1 e 1A, emitidas para a circulação de mercadorias. Para atender ao processo regulamentado pela Receita Federal e usufruir os benefícios proporcionados pelo uso da nota fiscal eletrônica, a empresa conta, nesta nova etapa, com a experiência e o desenvolvimento da Neoris, empresa global de consultoria de TI.


As três plantas industriais, em Mogi das Cruzes, Pindamonhangaba e Sorocaba, todas localizadas no Estado de São Paulo, passarão a emitir as notas fiscais eletronicamente por meio da solução Flow, software de gestão de NF-e certificado pela SAP e suportado na Villares pela plataforma SAP NetWeaver. Com o processo de implantação em estágio avançado, a empresa prevê começar a emissão das notas fiscais eletrônicas, pelo menos parcialmente, a partir do dia 10 de setembro.


“Esperamos que brevemente nossas três unidades industriais estejam emitindo entre 6 e 8 mil notas eletrônicas mensalmente”, conta Alexandre Monteiro, diretor financeiro e de relações com Investidores da Aços Villares. Por isso, entre os meses de julho e agosto a siderúrgica estará no processo de homologação da solução, ou seja, continuará a emissão das notas fiscais em papel, mas em paralelo realizará o envio on-line das informações para a Secretaria de Fazenda do Estado de São Paulo.


Ao aderir ao processo de emissão eletrônica de notas fiscais, a Aços Villares colherá os frutos proporcionados pela NF-e, como a redução dos custos com a impressão e aquisição do papel, diminuição dos gastos com envio e armazenamento de documentos fiscais, redução do tempo de parada dos caminhões em postos fiscais de fronteiras, domínio de tecnologia de certificação digital e web services.