O empresário e engenheiro Alfredo Cotait Neto tomou posse como novo presidente da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) para o biênio 2019-2021. Esse é o primeiro mandato do executivo à frente da entidade, sucedendo a Alencar Burti. Na gestão anterior, ele era vice-presidente da entidade. A eleição de Cotait foi realizada nos dias 21 e 22/2/19 pelo conselho deliberativo da entidade em uma eleição de chapa única.
“Vamos continuar a reestruturação iniciada nos últimos anos, com uma diretoria unida, que entenda o desafio que vamos enfrentar, com cooperação mutua”, declarou Cotait na cerimônia de posse. De acordo com ele, a prioridade da gestão será garantir a independência financeira da ACSP ― que não recebe nenhum tipo de verba ou aporte público. “Não é fácil fazer mudanças em uma entidade como a nossa da noite para o dia, mas vamos fazer as melhorias necessárias para a perpetuação da ACSP. Nossa missão é exatamente deixá-la preparada para o futuro.”
Para Alencar Burti, a chegada de Cotait à presidência trará bons resultados. “O Cotait representa a vontade da maioria e, por isso, hoje é um dia de alegria, de felicidades e, principalmente, de compromisso com o cargo assumido. Não é só o cargo, mas o que vem com ele: a responsabilidade e a participação na manutenção de uma entidade profundamente respeitada por todos.”
Alfredo Cotait Neto é engenheiro civil formado pela Universidade Mackenzie com mestrado em Economia e Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Preside o Conselho Deliberativo da Boa Vista SCPC e a Câmara de Comércio Brasil-Líbano e foi condecorado pelo Itamaraty com o grau de Comendador da Ordem de Rio Branco. É primeiro-suplente da senadora por São Paulo Mara Gabrilli, eleita em 2018. Foi secretário de Relações Internacionais e do Planejamento da cidade de São Paulo. Presidiu a Comissão Normativa de Legislação Urbanística e a Comissão Municipal de Emprego. Como primeiro suplente de Romeu Tuma (PTB-SP), falecido em 26 de outubro de 2010, foi senador da República por SP entre 3/11/2010 e 31/1/2011. Na iniciativa privada, liderou empreendimentos nas áreas de construção civil, mercado de capitais, financeira, hoteleira e hospitalar.