Adentrando as mídias sociais

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Somam 87% as companhias que utilizam pelo menos uma mídia social, segundo a terceira edição do estudo Global Social Media Check-up, realizado pela Burson-Marsteller. O percentual representa um aumento de 10% no índice desde 2010. O Twitter novamente se destacou como a plataforma mais popular, sendo utilizado por 82% das empresas analisadas, as quais foram mencionadas no canal, em média, 55.970 vezes por mês. Em um único mês, as 100 maiores companhias globais juntas foram mencionadas um total de 10.400.132 vezes nas redes sociais, sobretudo no Twitter.

 

Já a ferramenta que mais cresceu foi o YouTube. O estudo aponta que houve um crescimento de 79% no número de marcas com um canal oficial nessa rede, sendo que, em média, cada canal corporativo tem mais de dois milhões de visualizações e 1.700 inscritos.

 

“O estudo indica uma tendência no crescimento da criação de conteúdo pelas empresas da Fortune 100”, afirma Mark Penn, CEO global da Burson-Marsteller. “É interessante ver como, de 2010 para cá, as empresas evoluíram no que diz respeito à produção de conteúdo, engajamento e divulgação nas redes sociais. Cada vez mais, as empresas estão apostando em conteúdo multimídia para compartilhar com seus seguidores no Twitter, Facebook e YouTube.” No entanto, não são apenas as empresas que estão engajando cada vez mais nas redes sociais. Desde 2011, o número médio de seguidores por perfil corporativo no Twitter quase triplicou, passando de 5.076 para 14.709. No Facebook, a média de ‘curtir’ por companhia aumentou 275% desde 2010, com cerca de 152.646 ‘likes’ só em 2012.

 

“As pessoas querem interagir e se conectar com essas empresas, e as redes sociais são a ponte direta para essas organizações”, informa Dallas Lawrence, chief global digital strategist da Burson-Marsteller. “O que é ainda mais impressionante é o quanto essas companhias estão se comprometendo com seus seguidores: 79% das contas corporativas se relacionam no Twitter por meio de retweets e menções, e 70% das páginas de empresas no Facebook respondem os comentários recebidos em seus murais e linhas do tempo.”

 

Mais curiosidades do estudo:
As empresas presentes na Fortune 100 deste ano têm mais contas nas plataformas sociais em relação a 2010 e 2011. Com uma média de 10,1 contas no Twitter, 10,4 páginas no Facebook, 8,1 canais no YouTube e 2,6 páginas no Google Plus;

74% das empresas acreditam na importância de ter uma fan page no Facebook;
93% das páginas corporativas do Facebook são atualizadas semanalmente;
48% das empresas já estão no Google Plus;
25% das empresas possuem conta no Pinterest;
Cada página corporativa do Facebook tem, em média, 6.101 pessoas falando sobre a empresa.