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Agilidade no atendimento ao cliente



Modernizar as lojas e agilizar o atendimento ao cliente. Este foi o objetivo do Lojão do Brás, rede varejista do setor de roupas, cama, mesa, banho e decoração, ao investir em novas tecnologias. A princípio, a empresa buscava sistemas de automação para a loja localizada no Brás, mas, a partir de um projeto desenhado pela integradora FDM Network Consulting, as implementações abrangeram as 13 lojas da rede.

 

A FDM foi responsável também pela consultoria para a avaliação da capacidade de infraestrutura da loja matriz e por traçar o projeto adotado, que além do foco no suporte às novas tecnologias, contava com escalabilidade para novas implantações em sistemas de TI. A implementação foi feita por etapas, com cabeamento em Systimax para os equipamentos passivos, montagem de racks e equipamentos ativos da 3Com. A partir da infraestrutura adequada, a empresa ampliou o investimento em automação, tornando viável novas tecnologias para os sistemas operacionais, ponto de venda e estoque.

 

“Com estas tecnologias conseguimos flexibilidade de locomoção de computadores, ou mesmo a integração de novas máquinas, pois o projeto já havia sido planejado anteriormente para este fim. Isto favorece as ações sazonais que apresentam maior movimento, e nas quais necessitamos de novos posicionamentos operacionais ou administrativos. Hoje podemos integrar novos pontos de computadores na hora”, enfatiza Johnny Robert Rodrigues Lima, gerente de TI do Lojão do Brás.

 

Para otimizar a utilização de um único servidor, a FDM também executou o projeto do Data Center, implementando soluções para redundância de energia, sistemas de segurança, links para a interligação de todas as lojas, balanceamento de carga no segmento de telecom. “Além de ampliar a capacidade da rede, o projeto nos permitiu acesso a um maior número de máquinas nas lojas para aprimorar o atendimento dos caixas,” pondera o gerente.

 

Para os clientes, o benefício está na agilidade na hora do pagamento, pois uma compra que antes era paga em mais de cinco minutos, atualmente, é efetuada em dois minutos. Internamente, a troca de informações é mais eficiente entre os departamentos, melhorando processos financeiros e administrativos.

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