Ajuda na exportação das PMEs

0
5
De olho no potencial exportador de pequenas e médias empresas brasileiras, o PayPal lança a versão em português do seu portal PassPort, criado para oferecer aos pequenos negócios ferramentas gratuitas para incrementar suas vendas internacionais. A plataforma dispõe de guias para se vender a países específicos, onde estão detalhados os períodos de picos de vendas, bem como feriados e eventos, hábitos culturais, tabus e tendências, logística de envio e de distribuição, câmbio e tarifas, além de procedimentos de alfândega e impostos envolvidos nas transações.
 “No Brasil, por exemplo, as pequenas empresas já contribuem com mais de um quarto do PIB. No entanto, paradoxalmente, suas exportações pesam menos de 1% do que é exportado pelo país. Há uma grande oportunidade para fechar negócios lá fora e o PayPal pode ser um instrumento para isso”, afirma Mário Mello, presidente do Paypal. “Até 2018 teremos 130 milhões de consumidores de seis mercados, Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha, Brasil, China e Austrália, fazendo compras online em outros países, movimentando US$ 307 bilhões”.
“Os donos de pequenas empresas têm claro que ingressar no mercado global pode aumentar significativamente suas vendas, mas muitos deles não sabem ao certo por onde começar”, acrescenta Carey Kolaja, vice-presidente de soluções globais do PayPal. Em 2013, o comércio internacional representou aproximadamente 25% do volume total de pagamentos do PayPal. “Ou seja, entendemos os desafios e oportunidades do mercado global. E criamos o PassPort para auxiliar pequenas empresas a explorar as oportunidades de vendas globais da forma mais simples e integrada possível, com o nosso ponto de vista internacional”, acrescentou a executiva.
“O PassPort remove obstáculos ao revelar tradições culturais de troca de presentes e tabus. O portal também contribui para reduzir a percepção de complexidade das entregas e das alfândegas”, afirmou Kolaja. “Ao ajudar as empresas a entender quando e como abordar seus compradores internacionais, nós vamos além, proporcionando aos nossos clientes o que eles esperam de nós, ou seja, uma forma de pagamento simples e segura, que os possibilite obter uma nova fonte de renda potencial”. Por outro lado, o PassPort dá o apoio por meio de links diretos às ferramentas do eBay.