O canal para quem respira cliente.

Pesquisar
Close this search box.

Algumas mamães podem ficar sem presentes



Diminui o número de consumidores que têm a intenção de presentear as mães no próximo domingo. Segundo sondagem da Federação do Comércio do Estado de São Paulo (Fecomercio), cerca de 57% dos entrevistados pretendem presentear as mães, uma queda de 9 pontos percentuais em relação a 2007. O levantamento foi feito nos dias 02 e 03 deste mês, com 900 consumidores no município de São Paulo.


Para o presidente da Fecomercio, Abram Szajman, apesar da queda, não há motivo para desânimo, afinal o Dia das Mães é uma data de um forte apelo comercial. “O resultado da sondagem é um indicador de tendência. Muitos dos entrevistados respondem que não pretendem comprar nada, mas acabam voltando atrás e dando uma lembrança. Prova disso é que o mês de maio representa 18% das vendas do primeiro semestre”, afirma.


O gasto médio com o presente deverá ser de R$ 51, sendo que os homens gastarão mais (R$ 51) em relação as mulheres (R$ 50), uma diferença mínima. A pesquisa apontou ainda que 43% dos filhos darão um presente com valor superior a R$ 70, opção escolhida pela maioria dos homens (45%). Já 32% das mulheres pretendem gastar entre R$ 21 e R$ 50. Em relação a forma de pagamento, a escolhida pela maioria dos consumidores (72%), afirmaram preferir pagar à vista (cheque, dinheiro ou cartão de débito), seguida pelo cartão de crédito (22%).


A sondagem da Fecomercio apontou ainda que mães e filhos estão em sintonia em relação ao presente deste ano. Cerca de 22% das mães entrevistadas afirmaram que gostariam de ganhar vestuário e calçados, enquanto 25% dos filhos também escolheram estas opções. Já o segundo item no desejo das mães (9%) – celular – não está em sintonia com a opção dos filhos (12%) – eletrodoméstico.


Expectativa do comércio – Já os comerciantes pesquisados esperam um aumento nas vendas do Dia das Mães neste ano. No levantamento realizado pela Fecomercio junto aos mesmos, a expectativa é de um crescimento de 4% em relação a 2007. Quando questionados sobre ações promocionais e de divulgação, 56% dos entrevistados afirmaram que não farão nenhum tipo de promoção, e 68% deles não investirão em publicidade.


Segundo 49% dos comerciantes, os estoques estão iguais aos do ano anterior, principalmente em bens duráveis (56%). Houve aumento nos estoques para 32% dos comércios pesquisados, com destaque para semiduráveis, com 34%. No que se refere às contratações, 79% afirmaram que contrataram entre 1 e 2 temporários para a data. Dentre os entrevistados, 85% dos comerciantes afirmam que costumam efetivar os funcionários temporários. O pagamento à vista (dinheiro, cheque e cartão de débito), também é a forma de pagamento mais esperada pelos comerciantes (35%), contra 8% do cheque pré-datado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima