Amazon lidera ranking de maturidade digital no varejo

Estudo mapeou o impacto da transformação digital no varejo brasileiro

0
2

O estudo “A Transformação Digital no Brasil 2019”, feito pela E-Consulting, trouxe um panorama do impacto da transformação digital no varejo brasileiro. O levantamento desenvolveu uma espécie de régua para medir o ritmo da maturidade digital de mais de 50 marcas que atuam em diversos nichos do setor. Dessa avaliação, a consultoria ranqueou as 15 melhores colocadas. A Amazon foi considerada a empresa com iniciativas digitais mais maduras, com nota 8,14, numa escala de 0 a 10, após entrevistas realizadas com 847 lideranças, entre CEOS, CMO’s e CIO’s. O Magazine Luiza ficou na segunda posição, garantindo 8,12 pontos. O McDonald’s, o Mercado Livre e a Starbucks completam as cinco primeiras colocações do ranking.

Dentre as razões para a companhia de Jeff Bezos ser a mais lembrada pela maioria dos executivos foi a evolução da marca quando se pensa em transformação digital nos negócios. Uma das primeiras a popularizar o conceito no mundo, quando começou a vender livros na internet, a Amazon ampliou o portfólio e as fontes de receita a partir de uma linha de atuação baseada na inovação e transformação digital. “Tudo que é produzido pela Amazon denota inovação atrelada a faturamento, seja com publicidade, passando por streaming de vídeo, até rede de supermercados. A transformação digital é tangível e vista sob os olhos de todos mesmo para aqueles que não consomem os seus produtos”, completa Daniel Domeneghetti, coordenador do estudo e CEO da E-Consulting. Para chegar ao resultado final, foram avaliados atributos como: ofertas digitalmente nativas, ações estratégicas inovadoras, jeitos de trabalhar, multicanais próprios, posicionamento e cultura digital.

As 15 empresas mais lembradas do setor varejista, com suas respectivas notas:
Amazon – 8,14
Magazine Luiza – 8,12
McDonald’s – 7,92
Mercado Livre – 7,91
Starbucks – 7,87
Reserva – 7,82
Localiza – 7,81
CVC – 7,76
Cacau Show – 7,72
Netshoes – 7,67
Carrefour – 7,59
RaiaDrogasil – 7,55
Walmart – 7,51
Pão de Açúcar – 7,03
DPSP – 6,96