A AmBev – Companhia de Bebidas das Américas reformulou a sua televisão corporativa, um canal fechado aos funcionários e parceiros, que ganha novo nome e apresenta um formato totalmente inovador. A partir desta terça-feira, dia 27, todas as unidades da empresa no Brasil terão acesso à TV AmBev, cujo conteúdo é produzido pela própria empresa e tem como objetivo transmitir com maior eficácia, rapidez e simultaneidade as informações da AmBev e de suas marcas. Ao todo, cerca de 20 mil pessoas em todo o país serão atingidas. Existente desde 1998, o canal era utilizado como ferramenta de treinamento para força de vendas própria e revendedores da Companhia.
A principal novidade é o programa Agente AmBev no Ar, telejornal com cerca de 25 minutos de duração. Transmitido em diferentes horários, o programa terá sete quadros, nos quais destacam-se aGente quer saber, que desvendará as curiosidades dos funcionários sobre a própria Companhia, e o Memória Viva, que apresentará momentos e aspectos da história da AmBev. Há, ainda, o aGente em Ação, que apresentará a rotina dos funcionários da empresa, da linha de produção ao vendedor. “Mais do que reforçar a cultura e os valores da Companhia, a TV AmBev servirá para interligar todas as nossas operações, de norte a sul do Brasil”, explica o diretor de Gente e Gestão, Ricardo Wuerkert. O telejornal será comandado pelos apresentadores Paulo Bonfá (MTV) e Silvinha Faro.
Além do telejornal, o canal continuará treinando as equipe de vendas dos Centros de Distribuição e revendas. A vantagem é a capacidade de agilizar o processo de conhecimento e de otimizar o tempo dos funcionários e parceiros. Além de unificar os processos de trabalho em toda companhia, garantindo a qualidade, a televisão corporativa é um canal direto que pode ser acionado a qualquer hora e já se mostrou uma ferramenta de relevância, por exemplo, durante a crise energética, em maio de 2001. No dia seguinte ao anúncio do racionamento, todos os distribuidores e centros de distribuição direta participaram de um treinamento dirigido especialmente à orientação dos pontos-de-venda. O programa apresentou dicas que ajudavam a convencer os donos bares e restaurantes a não desligar a geladeira para economizar energia. Funcionou. Ao contrário das previsões de redução na venda de cerveja e refrigerantes devido ao racionamento, houve aumento no volume de bebidas vendidas naquele ano.
A TV AmBev é uma iniciativa da Comunicação Interna Corporativa da empresa, que tem como missão motivar os funcionários e fazer com que eles tenham orgulho de fazer parte da Companhia, além de reforçar a cultura AmBev. Para isso, foi desenvolvida uma plataforma de comunicação com o objetivo de padronizar e dar credibilidade à informação, bem como minimizar eventuais ruídos. Todos os canais oficiais de comunicação – revista trimestral, intranet e boletim eletrônico – levam o selo aGente AmBev.