O canal para quem respira cliente.

Pesquisar
Close this search box.

Amstel lança Torcedor Artificial

Expressar uma opinião nas redes sociais usando tom agressivo, sem pensar nas consequências e como isso pode refletir no comportamento das pessoas é algo cada vez mais comum. Quando o assunto é futebol, a conversa é ainda mais quente: os torcedores ficam extremamente violentos e intolerantes ao expressarem suas opiniões, até mesmo quando falam do próprio time. A partir desse insight, nasce o Torcedor Artificial, inteligência artificial que simula o comportamento dos torcedores online. O projeto foi desenvolvido pela Amstel, em uma iniciativa conjunta com a agência J. Walter Thompson, o The Zoo, time de criativos do Google, e a produtora MediaMonks.
Para trabalhar o tema em mais um ano da marca como a cerveja oficial da Libertadores, as empresas uniram expertises para a criação de um projeto que visa impactar as torcidas positivamente, mostrando que o comportamento agressivo do torcedor não pode ser maior do que a paixão pelo time.  O projeto foi criado após estudo do Google mostrar que os brasileiros estão buscando mais sobre violência e futebol: o número de pesquisas envolvendo termos relacionados aos dois assuntos cresceu mais de 30% entre 2018 e 2019.
Nos primeiros meses da Libertadores, o Torcedor Artificial ficou exposto aos comentários reais publicados em sites e nas redes sociais. Tornou-se um torcedor agressivo, intolerante, que responde às interações de forma ríspida, deixando de lado o espírito esportivo amigável. As pessoas podem acessar o site e interagir na plataforma, observando essas reações e comentários negativos.
“Na prática, os comentários recebidos passam pelo sistema de natural language processing para que possamos extrair sua estrutura e significado, e seguem para uma base de dados. É aí que entra o tensorflow e um algoritmo customizado de inteligência artificial para fazer o treinamento da rede neural, capaz de criar comentários espontâneos com base em acontecimentos reais dos jogos ou perguntas de usuários”, destaca Rafael Fittipaldi, Partner and Tech Creative Director da MediaMonks.
A Amstel também lança campanha que vai convidar as pessoas a mudarem esse cenário de violência e intolerância, reeducando o Torcedor Artificial. Após responder às perguntas do Torcedor Artificial, o participante será convidado a interagir de forma amistosa, ensinando a inteligência artificial uma forma de torcida mais positiva.
“Já tínhamos noção de que a Libertadores é o campeonato mais aspiracional para o torcedor brasileiro, porém só entendemos realmente o que isso significa após iniciarmos nossa parceria com o campeonato em 2017. Na Libertadores, o torcedor exprime toda sua paixão pelo seu time, o que é incrível, porém as vezes há um exagero que não é saudável. Com o Torcedor Artificial, queremos demonstrar que apesar de existir violência e agressão no futebol, a paixão pelos nossos times do coração sempre pode prevalecer e virar o jogo”, afirma Renan Ciccone, gerente de marketing de Amstel.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima