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Ano de novos canais e foco em satisfação

Apesar da crise trazer um ambiente temeroso para muitos setores do mercado, ainda há aqueles que parecem tirar proveito e tornar o momento ruim em oportunidade. Fato que acontece com o comércio online. Por ter uma procura crescente por parte dos consumidores e seus investimentos não serem tão caros quanto em outros meios, empresas do setor têm conseguido obter bons resultados e, com isso, desenvolvem-se para manterem a excelência no serviço oferecido ao público. Uma prova é o fato de que está previsto um aumento de 20% no investimento publicitário online, como aponta Monalisa Rigo, head of operations da Zanox para o Brasil. “Muitos varejistas, visando uma redução de custos, investirão nos canais de venda online”, prevê ela.
Com a alta procura e o maior investimento, a executiva acredita que cresce a possibilidade de surgirem canais de contato. Já que a tendência à inovação será maior, a fim de expandir o número de cliente engajados. “Os anunciantes vão se especializando e amadurecendo e consequentemente, ampliando o interesse em melhores resultados”, comenta. Mas, mais do que só apenas planejar novos meios de contato e aproximação com o público,este será um ano em que as empresas também estarão mais voltadas às questões de CRM e satisfação dos usuários. “Ninguém irá quer perder sua clientela durante esse aviso de tempestade.”
Por meio de um marketing bem planejado e estruturado, Monalisa acrescenta que as oportunidades de realçar as vantagens de consumo de produtos e serviços se tornam maiores. Sem contar que, quanto maior importância ganha o canal online de vendas, mais o anunciante vê necessidade do investimento. “Dessa forma, em um mercado de sobrevivência entre concorrência, é necessário ainda destacar os diferenciais e vantagens de cada marca”, aconselha. E, para ela, não adianta só criar um modelo onde o cliente sempre terá razão, é preciso pensar em um todo: satisfação do consumidor, bem como um ambiente que traga atenção dos anunciantes. “Um serviço fiel de consultoria e resultados é o mínimo que uma empresa conectada à informação e dados pode proporcionar”, finaliza. 

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