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Antes, que tal provar?

É cada vez mais crescente a quantidade de empresas que surgem e disputam espaço no mercado do varejo. Ideia para produtos e serviços parecem não faltar. Entretanto, ao mesmo tempo, há também muita oferta de coisas parecidas ou com pouca diferença entre si, o que dificulta, e muito, o momento de compra do consumidor. Quem nunca se sentiu confuso entre as gôndolas de um supermercado ou qualquer loja? É uma situação que prejudica tanto cliente quanto as marcas. Pois querendo garantir, muitas vezes, pela segurança, a pessoa perde a oportunidade de conhecer novos itens, enquanto as empresas disputam arduamente pela atenção dos compradores e também perdem chances de mostrar o que têm de melhor.
Por essa razão os clubes de assinatura vêm ganhando cada vez mais espaço no mercado. Com a forma como funcionam, eles permitem que os consumidores experimentem os produtos que recebem, conheça novas marcas, descubram mais sobre o que tem sido oferecido àquele nicho e aumenta as possibilidades de ocorrer uma fidelização. “Com uma grande quantidade de ofertas de nichos diferentes no mercado, as pessoas investiram em uma ferramenta capaz de lhes proporcionar a experimentação de grifes e produtos. Então, a partir daí, passaram a escolher com mais critérios e menos risco quais marcas fariam parte de seu repertório”, explica Lígia Menezes, diretora de marketing do clube Petbox Brasil. 
Ela acrescenta ainda que essa dinâmica permite que empresas também experimentem. Os negócios, ao oferecerem amostras de seus produtos, podem testar a receptividade do público-alvo. Pois a maioria dos clubes realizam pesquisas de satisfação com seus assinantes. E, por meio desse resultado, é possível avaliar pontos fortes e fracos do que se oferece. “Além do mais, no caso do Petbox Brasil, as empresas podem enviar suas amostras para pessoas especificas e selecionadas em nosso mailing. Atingindo assim somente o público que lhes interessa.” 
Mas, por mais que possa parecer um negócio promissor, a executiva afirma que desde que começou a surgir esse método no mercado, muitas empresas fecharam. Isso porque mesmo sendo uma estratégia nova, é preciso sempre procurar por inovação e maneiras de fazer com que o cliente se sinta surpreendido, a fim de que se mantenha cadastrado. “No nosso caso, além do envio de caixas aos assinantes, passamos a distribuir amostras em condomínio e eventos direcionados ao público pet, além de lançarmos um livro de cupons de descontos, no estilo compre um e leve dois em parceria com marcas de produtos e serviços voltados para cães e gatos.” 
Também é preciso manter constante a procura por diferenciais, fazer com o consumidor se mantenha próximo. Para isso, oferecer conteúdos de interesse para que volte à página, fechar parcerias que tragam cada vez mais vantagens e entregar benefícios que talvez ele não teria, se somente comprasse o produto em uma loja. “Mantendo-o informado de nossas ações, atualizar o site com frequência e estimulá-los a participar de concursos virtuais.”

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