Antilhas moderniza processos com solução SAP

0
2



Para suportar a demanda diária de produção de embalagens de mais de 800 clientes por meio de um sistema automatizado de planejamento e controle, a indústria gráfica de embalagens Antilhas adotou a solução de gestão empresarial da SAP, um projeto que ficou a cargo da Sonda Procwork. A implementação ainda contou com a integração do software desenvolvido pela Metrics, sistema específico para a indústria gráfica que atende aos processos de precificação, planejamento e controle de produção.


A Antilhas passou por uma completa reestruturação, tanto operacional quanto de TI. Após a unificação de suas cinco plantas em um complexo de 40 mil metros quadrados situado em Tamboré, em São Paulo, a empresa começou a planejar o modelo perfeito para os processos. Com o apoio da consultoria Integration, a empresa visava implementar novos sistemas de informação para obter agilidade, redução de custos e eficiência no atendimento a clientes. Após um criterioso processo de seleção, que durou cerca de dois anos, optou-se pelo software da SAP integrado ao sistema da Metrics, projeto que consumiu um investimento total de R$ 3 milhões e sete meses de implementação.


O objetivo era contar com uma solução que atendesse desde a demanda pontual de alguns clientes, assim como os contratos contínuos, que contemplam um processo dinâmico de abastecimento just-in-time de aproximadamente 12 mil lojas em âmbito nacional, tais como O Boticário, Ellus, Levi´s, Swatch, Hering e Kopenhagen, entre outros, que solicitam as remessas de embalagens por meio do site da Antilhas. “Nossa mecânica era manual, ou seja, o acompanhamento de pedidos era executado por meio de planilhas excel. Por conta da alta demanda de nossos clientes, a área responsável pelo atendimento dos pedidos mantinha um inventário alto para assegurar que as solicitações fossem sempre atendidas de forma imediata, gerando alto investimento para a companhia”, comenta Marcos Rodrigues, gerente de TI.


Com a implementação do SAP, todos os dias o MRP (Material Requirement Planning) acompanha a programação de pedidos cruzando informações sobre o material que está no estoque e a disponibilidade de matéria prima, diminuindo consideravelmente o inventário da empresa e, consequentemente os altos custos atrelados a esse processo. Além disso, os pedidos sob demanda que são feitos por meio do sistema da Metrics, integrado ao software da SAP, permite que a área de vendas tenha uma resposta imediata se há matéria prima necessária para atender a demanda, além do dia e hora exata da entrega do pedido, o que implica em redução de horas-extra e segurança para o cliente.


“Por meio do planejamento confiável de produção e de uma melhor administração da empresa, por meio da gestão completa e do bom relacionamento com clientes e fornecedores, temos como meta melhorar os serviços prestados e aumentar a nossa capacidade de produção, garantindo assim a expansão de nossa liderança no mercado”, explica Valter Baptista, diretor superintendente da Antilhas.