Ao gosto do cliente

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Hoje todo mundo tem voz nas redes sociais e pode produzir conteúdo a qualquer momento. Com essa realidade, é preciso que as empresas trabalhem para se destacar entre a sua rede de seguidores. Para Rafael Brito, coordenador de BrandedContent da agência Goomark, só é possível ser relevante se a empresa tiver conteúdo de qualidade preparado de acordo com o gosto do cliente. “Antes de tudo, é preciso saber com quem eles estão falando, é necessário conhecer e entender quais são os interesses do público-alvo e a partir daí produzir um conteúdo assertivo nas redes sociais. A empresa saberá se está no caminho certo se o conteúdo tiver um bom engajamento”, diz.
Essas informações e pesquisas de quem são os consumidores da marca devem ser levadas em conta antes da produção e publicação de qualquer conteúdo, explica Brito.
“Nesse momento, é necessário uma colaboração do departamento de marketing da empresa, e somente após conhecer o público-alvo e quais são os interesses é que será possível criar um conteúdo relevante para os fãs da marca”, reforça.
O tipo de conteúdo (vídeo, texto ou imagem) que vai ser mais assertivo, depende da estratégia de cada empresa. As imagens, por exemplo, são mais eficientes quando se trata do Facebook, diz o especialista.  “Segundo uma pesquisa do SocialBakers, conteúdos com fotos são 85% mais atraentes. Nós costumamos dizer que o conteúdo com imagem no Feed de Noticias do fã é como um outdoor para o motorista na estrada, se a imagem não chamar atenção ninguém se interessa pelo que está escrito nele”, afirma. 
As empresas que não se preocupam com as redes sociais e em criar um ambiente favorável para estar próximas do consumidor tendem a perder espaço para a concorrência, segundo Brito. “Empresas tradicionais, acostumadas somente com a comunicação comercial e aplicada nos tradicionais veículos de comunicação, rádio, televisão e revista, não fortalecem o relacionamento com seus novos e futuros consumidores. As consequências vão desde uma perda de espaço no mercado ao esquecimento da marca por seus clientes”, conclui.