Apoio à educação

0
15


Segundo dados do GIFE (Grupo de Institutos Fundações e Empresas), mais da metade das empresas privadas do país investem em responsabilidade social. Dentro desse cenário, 11% dos projetos são voltados para a área de educação e alfabetização. Duas empresas que apostaram nesse trabalho fram a Alpargatas, por meio do Instituto Alpargatas, e a BIC.

Desde 2003, o Instituto Alpargatas tem obtido excelentes resultados com a implantação do programa “Educação por meio do Esporte”, nas comunidades em que a São Paulo Alpargatas atua. Equipando quadras poliesportivas, investindo na capacitação de professores de Educação Física e criando atividades extra curriculares, o Instituto Alpargatas conseguiu, durante 2004, melhorar em 19% o rendimento escolar e a média dos alunos, de 7 a 17 anos, de 6,9 para 8,2, na cidade de Santa Rita (PB), além de aumentar o Índice de Desenvolvimento Humano da região – de 0,451 para 0,659. Em 2005, o Instituto parte para a implantação do programa nas cidades de Campina Grande e Natal.

Com foco no incentivo à leitura, a BIC leva conhecimento para dentro das escolas por meio do projeto “Escrever é Preciso”. Em apresentações teatrais – parte em vídeo, parte ao vivo – alunos de 1ª a 4ª série, de 5ª a 8ª, do 2º grau recebem informações, específicas para suas idades, sobre História do Brasil e a importância da escrita no registro de fatos históricos. Somente no primeiro mês de implantação, o projeto realizou 155 sessões, em 21 escolas, beneficiando 16.055 crianças, em apenas 23 dias. A empresa também reforça sua mensagem – Escrever e ler é fundamental – patrocinando a Cidade do Livro, um espaço temático e interativo para crianças de 3 a 12 anos, e a peça O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá, que proporcionam uma viagem ao mundo dos livros.