Autor: Ola Persson
Um levantamento realizado pela consultoria eMarketer revela
que nove em cada dez empresas devem realizar ações de marketing nas mídias
sociais. E o estudo feito pela PricewaterhouseCoopers reforça que o Brasil será
uma das oito regiões mundiais com maior crescimento nos investimentos em
publicidade e gastos do consumidor com entretenimento nos próximos cinco anos,
como publicidade na internet (18,6%) e acesso à rede (14,7%) sendo os segmentos
com maiores taxas de crescimento anual composto.
Diante deste cenário, o mercado exige que cada vez mais, as
agências de publicidade e os profissionais da área criem uma aproximação maior
com os seus clientes, de forma que consigam interagir durante a criação e
aprovação do conteúdo trabalhado, para ganharem agilidade neste processo e não
perderem o timing que as redes sociais exigem.
Hoje, as marcas precisam estar atentas e cada vez mais
preparadas para trabalhar com o real time e otimizar o máximo possível todas as
tarefas que envolvem ainda uma certa burocracia. Com pequenas alterações no dia
a dia, você pode melhorar o andamento da agência e, para isso, separei algumas
dicas:
– Produzir um briefing bem elaborado pode facilitar o
entendimento de todos os envolvidos no projeto;
– Criar um grupo de e-mails com todos os participantes é
mais rápido e prático para acompanhar em tempo real as alterações e aprovações,
podendo ser inseridos comentários na dinâmica;
– Buscar sempre deixar as informações concentradas em um
mesmo lugar para evitar o conflito de versões;
– É possível elaborar um calendário, que permite a todos
terem uma visão melhor da criação e distribuição do conteúdo e, com todos
interagindo em um único local, o tempo de criação e apresentação de peças a
serem aprovadas;
– Comece a olhar as interações de atendimento ao usuário de
forma mais editorial e estratégica. Um contato com o consumidor pode render
novos conteúdos e possivelmente render uma boa repercussão nas redes sociais,
quando feito de forma autêntica e natural;
– Em redes como Facebook, que reduzem o alcance orgânico das
peças publicadas nas páginas de marca, é interessante deixar uma verba separada
para promoção do post. Este investimento pode garantir o sucesso no engajamento
do seu conteúdo e, se estiver pré-aprovado, você certamente não perderá o
timing com isso!
Optando pelas melhores alternativas, as agências de
publicidade ganham tempo e, ao invés de se preocuparem no serviço manual de
aprovação de conteúdo com os seus clientes, ganham mais agilidade e podem se
dedicar mais à criação e detalhes da campanha.
Ola Persson é cofundador da Properly.