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Aprovação dos clientes



As companhias aéreas Ocean Air e Avianca foram eleitas como as melhores de 2009 pelo portal Espaço do Passageiro, da Anac, a Agência Nacional de Aviação Civil, respectivamente nas categorias nacional e internacional.  A OceanAir recebeu 301 avaliações e ficou com nota média 7,50, a maior entre as companhias aéreas do Brasil. O quesito Serviço de Bordo foi o mais bem avaliado, com nota 8,03. Entre as empresas internacionais, a nota mais alta ficou com a colombiana Avianca, com média 8,29. O melhor desempenho foi no quesito Pontualidade (8,92).

 

O Espaço do Passageiro registrou mais de 2,1 mil passageiros cadastrados e cerca de 3,2 mil avaliações de companhias aéreas. Lançado em maio de 2009, o site permite que os consumidores avaliem a qualidade dos serviços das companhias aéreas nacionais e estrangeiras que operam no Brasil por meio de notas de 1 a 10 para 11 diferentes quesitos – Atendimento a necessidades especiais, Atendimento de reclamações, Atendimento na sala de embarque, Atendimento na venda de passagem, Atendimento no Check-In, Atendimento pela Internet, Conforto da aeronave, Cuidados com a Bagagem, Pontualidade, Relação Custo-Benefício e Serviço de Bordo.

 

As notas são computadas automaticamente e formam o Ranking Popular da qualidade dos serviços das companhias aéreas, de acordo com a opinião dos usuários. Segundo regulamento, apenas as empresas aéreas com um número mínimo de avaliações entram no Ranking; antes de atingir esse mínimo, têm sua pontuação na página, aparecendo em ordem alfabética, logo abaixo das demais. Entram no ranking doméstico as empresas que contam com um mínimo de 100 avaliações em pelo menos 4 quesitos; no internacional, são necessários pelo menos 25 avaliações, também em 4 quesitos. O passageiro pode avaliar quantos quesitos deseja.

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