O canal para quem respira cliente.

Pesquisar
Close this search box.

As empresas mais inovadoras com clientes

A DOM Strategy Partners realizou uma pesquisa com as 441 maiores companhias do País, em diferentes setores da economia, para identificar as suas práticas mais inovadoras no relacionamento com o cliente. O estudo detalha qual é o foco da inovação gerada pelas organizações, como é percebida pelo público, além da maneira que é traduzida em práticas e modelos de negócios. O resultado deu origem ao ranking “As 50 empresas mais inovadoras do Brasil em relacionamento com clientes”, que envolve 14 segmentos distintos. No top 10 geral, a Apple lidera com 9,08. Seguida da Nespresso (9,07); Chili Beans (9,06); Hospital Albert Einstein (9,05); Banco do Brasil (9,04); Wine (9,03). A Netshoes, o Itaú Unibanco, a Cacau Show e a Multiplus aparecem na lista com a nota 9,02.
A pesquisa não se restringe ao conceito de inovação no que tange à tecnologia, porém considera esta frente como objeto de fortalecimento da empresa com os seus stakeholders. Segundo Daniel Domeneghetti, autor da pesquisa e CEO da DOM, em tempo de crise uma boa ideia não é suficiente. “Ela precisa criar valor – intangível e tangível – para que possa ser comercializada e, assim, ser considerada uma inovação. Este é o conceito central que distingue a inovação da invenção e investigação científica”, explica. A partir de um recorte inicial entre as companhias que possuam maior interação com cliente, a consultoria refinou critérios para compor o ranking das empresas mais inovadoras. Tais como: oferta de produtos e serviços inovadores; interatividade no ponto de contato com o cliente; colaboração e interação on-line com clientes; disponibilização de formatos e modelos de atendimento; qualidade da gestão do relacionamento com o cliente; e experiência de marca durante o consumo.
Conforme indica o estudo, os setores bens de consumo não duráveis – em que estão listadas diversas fabricantes – e o varejo são os que mais se destacaram como inovadores. A pesquisa avaliou as empresas entre os meses de maio e agosto deste ano, por meio de uma entrevista com mais de 2, 5 mil consumidores e informações primárias, como releases, relatórios e informações para investidores, e secundárias (notas, reportagens, matérias, estudos e pesquisas públicas) nos últimos 12 meses. 
Confira, abaixo, a lista com os 10 primeiros lugares desse ranking:
Apple 9,08
Nespresso 9,07
Chili Beans 9,06
Hospital Albert Einstein  9,05
Banco do Brasil 9,04
Wine.com.br 9,03
Netshoes 9,02
Itau Unibanco 9,02
Cacau Show 9,02
Multiplus 9,02

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima