As marcas mais lembradas em meio à Covid-19

Pesquisa mostra também as mudanças de comportamento do brasileiro ao longo da pandemia

0
3

O Instituto de Pesquisa & Data Analiytics Croma Insights entrevistou 7076 pessoas, divididas em sete ondas no período de 15 de fevereiro a 20 de abril de 2020, analisando o comportamento do brasileiro na pandemia do Covid-19. A metodologia usada foi painel on-line Toluna aplicada em todo o Brasil e analisada pelo Grupo Croma 1. Entre as marcas citadas positivamente pelo posicionamento frente à pandemia, Ambev continua como o principal destaque por suas ações de produção de álcool em gel e máscaras faciais em pet, mas Magalu ganhou relevância com suas ações junto à sociedade com doações de equipamentos, ações junto aos colaboradores como manutenção de emprego e reforço no auxílio-creche, e também pela atuação de seu marketplace.

A pesquisa também indica que, embora a população esteja ainda muito preocupada (72%) com o Covid-19, nota-se uma tendência de queda nesse sentimento, bem como na expectativa de que a pandemia afete negativamente a economia mundial. A nova rotina imposta pela pandemia abre brechas para uma redução em sua intensidade. Houve queda no percentual daqueles que lavam tudo o que entra em suas casas (de 72% para 65%) e também na prática de home office (de 56% para 47%).

Boa parte da população dispensou também os serviços realizados pelas empregadas domésticas (36%) assumindo as atividades. O serviço de entrega de comida continua para pouco mais de 1/3 dos entrevistados. Viagens (79%) e investimentos (51%) estão sendo muito impactados pela pandemia,obrigando empresas do setor a tomar medidas para amenizar os efeitos em seus negócios.

A máscara facial torna-se mais presente e mais da metade dos entrevistados afirma que passou a utilizá-la, enquanto o álcool em gel passou a fazer parte da rotina de quase todos os entrevistados (96%). Destaque para a força que os mercados de bairro vêm adquirindo nesse momento, com 52% dizendo que passaram a fazer compras nesse formato após o início do isolamento social. Compras de alimentos e medicamentos on-line ou por telefone estão contribuindo para o isolamento social.

Os canais de streaming vídeo (76%) e áudio (46%) continuam em crescimento durante a pandemia, visto que as empresas continuam a oferecer benefícios e programação exclusiva especialmente para as crianças. Os aplicativos de transporte tiveram pequeno aumento de (10%) para (12%), nos últimos 15 dias.

A lista das 20 marcas mais lembradas nessa nova onda de pesquisa realizada pelo Grupo Croma:

Ambev 12%
Magalu 9%
Itaú 6%
Ypê 5%
Americanas 4%
Natura 4%
Santander 4%
Carrefour 3%
O Boticário 3%
10º iFood 3%
11º Bradesco 3%
12º Globo 3%
13º Nestlé 3%
14º Renner 2%
15º Cacau Show 2%
16º Banco do Brasil 2%
17º Caixa 2%
18º Claro-NET 2%
19º McDonald´s 2%
20º Netflix 2%