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As marcas mais poderosas do país



A quarta edição do livro Superbrands Brasil apresenta a lista das 500 marcas mais fortes no país. Denominada 500 Index Superbrands/The Brander/Brand Finance, a listagem resulta de pesquisa elaborada pela Brand Finance e Revista The Brander, empresa em avaliação e gestão de marcas do mundo, junto a cinco mil pessoas. As 10 melhores colocadas no ranking são Nestlé, Rede Globo, Coca-Cola, McDonald´s, Sony, Nike, Unilever, BMW, Mercedez Benz e Natura.

 

Superbrands é uma operação internacional presente em 82 países e com 12 anos de atuação no mercado global. Tem como finalidade promover e difundir as supermarcas nos mercados onde atua. Na quarta edição no País, o livro Superbrands Brasil destaca em suas páginas, além das 500 marcas mais fortes, o caso de sucesso de 50 empresas. “Ao aderir ao projeto essas empresas recebem certificado autorizando a utilização do selo Superbrands em toda a comunicação durante o ano de 2007”, comenta Gilson Nunes, sócio-CEO da empresa no Brasil, ao lado de Pyr Marcondes, sócio diretor.

 

Para chegar ao Índice de Força da Marca são analisados 30 atributos, com pesos diferenciados para cada um. A média ponderada resulta de grupos de macro indicadores como Preço/Valor Agregado, Produto/Serviço, Canal de Venda/Distribuição, Pós Venda, Qualidade e efetividade do Marketing e Comunicação e Sustentabilidade. “O fato de uma marca ter lembrança fabulosa na mente do consumidor não faz, necessariamente, com que ele adquira o produto dessa empresa. Daí a importância em não fixar a pesquisa apenas no recall/top of mind da marca, mas em uma percepção muito mais ampla por parte do consumidor, tal como aquela que advém da experiência com a marca (comunicação e marketing), com o produto ou serviço, com o canal de distribuição/venda, com as ações e comportamento empresarial (cultura), formação de preço, entre outros itens”, afirma Nunes, também CEO da Brand Finance no Cone Sul.

 

De uma amostra de 1,2 mil grandes marcas presentes no Brasil, nacionais e estrangeiras, foram selecionadas 500 delas para a pesquisa. Essa seleção ficou a cargo de um conselho independente da Superbrands (com peso de 50% na avaliação geral), por 250 gerentes e diretores de marketing (peso 10%) e por 5.300 consumidores entre 18 e 65 anos (peso 40%). O conselho é formado por Dalton Pastore (presidente da Abap), Ângelo Franzão (presidente do Grupo de Mídia de São Paulo), Petrônio Corrêa (presidente do CENP), Nelson Blecher (editor executivo da revista Época Negócios), Luiz Celso de Piratininga (presidente da ESPM), André Porto Alegre (presidente da APP) e Alan Liberman (presidente da Ipsos – ASI Latin América).

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