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As melhores práticas em franquias

Autor: José Worcman
Indo na contramão de outros setores da economia no Brasil, o segmento de franquias obteve faturamento de R$ 151,247 bilhões em 2016 – um incremento de 8,3% em relação a 2015. Para este ano, a expectativa é de crescimento de 7% a 9%. Por conta desse aumento de players no mercado, é fundamental entender como sua franquia pode se tornar mais competitiva e o que pode fazer para fidelizar ainda mais os clientes. Nesse sentido, investir nas melhores práticas, tendo como foco todas as etapas da jornada de experiência dos consumidores com uma marca são os principais diferencias no segmento de franchising. Entenda:
Faça uma pesquisa para entender quem é o seu consumidor
Quem ele é? Do que precisa? Como se comporta? Quais são suas necessidades e o que sua franquia pode oferecer para superar suas expectativas iniciais? Não há como pensar em planejar qualquer prática ou mudança sem que haja uma boa visão geral do mercado. Isso dita desde a escolha do negócio, passando por sua localização até o valor disponível para investimentos em melhorias nos processos.
Desenvolva uma equipe qualificada e motivada
É preciso realizar uma boa seleção de pessoal para que as melhores práticas de atendimento saiam do papel e possam ser executadas com sucesso. Além da óbvia capacidade operacional técnica para lidar rapidamente com o processo de pedidos, pagamento, montagem do lanche (no segmento de restaurantes), entrega e manutenção da fila em movimento, é importante que o seu time esteja em sintonia com a sua gestão.
Promova uma comunicação confiável e sem obstáculos
Siga o conceito da Comunicação SCOT – Segurança, Clareza, Objetividade e Transparência – que determina pontos a serem notados tanto na comunicação interna quanto no contato com o cliente. É necessário que seu atendente tenha a segurança para se comunicar com desenvoltura e de forma clara e objetiva.
Aplique um programa de avaliação para excelência e resultados
Gerenciar um negócio e otimizar seus processos, elevando o suporte e o atendimento ao cliente vai muito além do operacional. É preciso adotar um instrumento que possa fornecer um acompanhamento e uma avaliação constante dos processos. O maior desafio é saber equilibrar uma gestão com base em dados/métricas quantitativas e não fazer com que isso tire o foco do atendimento e manutenção de padrão de seus processos.
José Worcman  é CEO e sócio fundador da OnYou.

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