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As quatro primeiras grandes sacadas


Hoje (4) pela manhã foram apresentados, no 8º Fórum As Grandes Sacadas de Marketing, quatro cases escolhidos como as melhores estratégias de marketing em 2010. Na parte da tarde serão apresentados mais seis cases.O evento é promovido pelo Cenam (Centro Nacional de Modernização Empresarial) e está sendo realizado no Hotel Renaissance, em São Paulo.

O fórum foi aberto por Lívio Giosa (presidente do Cenam) e Miguel Ignátios (presidente da Fenadvb – Federação Nacional das Associações dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil). Na sequência, Hiran Castello Branco realizou uma palestra com o tema “A Valorização da Marca como Estratégia de Marketing”. Castello Branco é vice-presidente da ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing).

Alexandre Ferreira, gerente de mídia da Nestlé, apresentou o case Galera Animal, vencedor na categoria socioambiental do fórum. A campanha ficou conhecida pelo uso de bonecos de pelúcia de vários animais. “Nossa grande sacada foi mostrar o tema sustentabilidade de maneira abrangente, compreensível para diversos públicos”, disse Ferreira. A campanha contou com uma estratégia de comunicação diferenciada. “Elaboramos uma mini-série para a televisão, que foi exibida durante os intervalos de uma novela da TV Globo. A repercussão foi grande e os bonecos tornaram-se brindes colecionáveis”, afirma o gerente.

Na categoria bebidas com álcool destilados, o case vencedor foi o do uísque Old Eight, apresentado por Andrei Orzakauskas, gerente de produtos. Entre para o Clube é mote da campanha. Orzakauskas explica que o público-alvo foi o da nova classe média. “A classe C subiu alguns degraus e, agora, consome mais e utiliza a internet. Por isso, nossa campanha teve o intuito de abranger o mundo digital”, ressalta. “Temos um conhecimento profundo dos nossos consumidores. É um público que busca um estilo sociável e é exigente”, resume.

A Nova Montana, pick up da Chevrolet, foi a vencedora na categoria indústria automobilística. Fernanda Bertacini, coordenadora de marketing nacional da Chevrolet, apontou o sucesso da campanha pelo fato de a empresa ter conseguido mostrar a robustez e a versatilidade do automóvel. “Mostramos que a Nova Montana pode ser utilizada tanto para o trabalho como para a diversão”, conclui.

Para Cláudio Rosa Júnior, presidente da Kasinski, o mais importante foi investir no fortalecimento da marca, que foi vencedora na categoria veículo de duas rodas. A empresa modernizou sua logomarca e utiliza o apresentador de TV Rodrigo Faro como garoto-propaganda. “Escolhemos o Rodrigo para estrelar nossa campanha. O primeiro usuário de moto se identifica com ele”, disse o presidente. “Muitos jovens passaram a usar motocicletas. E agora os financiamentos permitem que um número maior de pessos passe a utilizá-las”, ressalta Rosa Júnior. Ele acrescenta que a moto já vem segurada por um ano e com assistência 24 horas. “Não vendemos só uma motocicleta. Vendemos uma solução”, sintetiza.

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