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As transformações brasileiras

Autor: Dalmir Sant´Anna  
Em janeiro de 2011, elaborei um texto, indicando que o cenário brasileiro, seria de transformações com expressiva competitividade em diversos setores. Naquele artigo mostrei que entre empresários, dos mais diferentes segmentos, existia a confiabilidade de que o Brasil era e, continua sendo a “bola da vez”. Foi como uma avalanche, a quantidade de mensagens que recebemos no escritório, de profissionais comentando que eu estava sendo otimista nas perspectivas. Será mesmo? Ao analisar informações divulgadas nas mídias, percebo que não, pois o ambiente continua sendo de mudanças. Isso tudo exige maior grau de comprometimento individual, capacidade de perceber novas oportunidades e acreditar que não vivemos mais um período de mudança, mas sim, a mudança de um novo período.
 
Amplitude do campo de visão – Apresentei recentemente palestra na convenção nacional de vendas, de uma conceituada empresa brasileira, destaquei que o profissional precisa romper a visão tubular (olhar limitado), para atuar com uma visão de longo alcance, fazendo um giro de 360 graus a sua volta. Interessante que isso não pode acontecer somente na área comercial. O Brasil está em plenas transformações e cada profissional precisa aproveitar as oportunidades que estão diante de si. Mas como fazer isso? Abandonando gradativamente as frustações e a insegurança, na medida em que um elevado investimento de confiabilidade é depositado na ascensão dos conhecimentos, inovações e carreira profissional.
 
Quem não é visto não é lembrado – Exemplo verídico do quanto o Brasil está em transformação é constatado na publicidade. Você que viaja de avião, percebe nitidamente, o uso de comerciais nos mais diversos espaços dentro da aeronave, no banheiro, nas poltronas e nas revistas de bordo. O que chamou minha atenção ultimamente está no uso da parte externa. Uma empresa aérea usa parte da aeronave para divulgar a marca de uma empresa de chocolate. Outra companhia fez a plotagem com a divulgação do lançamento de um filme brasileiro. Na sua empresa, como estão os investimentos em publicidade? Jamais se esqueça do ditado popular: quem não é visto, não é lembrado. Quem não é lembrado, desaparece da mente do consumidor.
 
Notícias divulgadas recentemente mostram que o Brasil terá pelo menos, mais sete novas fábricas de automóveis. A Suzuki confirmou sua fábrica em Itumbiana (GO). A Chery inicia a construção de uma unidade em Jacareí (SP). A sul coreana Hyundai está com obras em Piracicaba (SP) e a Toyota em Sorocaba (SP). A segunda unidade da Fiat no Brasil será em Pernambuco, sendo que a unidade de Betim (MG) está com expressivas ampliações. A Honda está em estudos para uma nova fábrica além da unidade de Sumaré (SP). A BMW anunciou interesse em produzir automóveis no Brasil. Se no segmento automotivo há confiabilidade no Brasil, o que você está esperando? O amanhã é incerto e o momento de acompanhar as transformações é agora.  Não deixe a oportunidade passar diante de seus olhos. Acredite mais em você, desenvolva suas competências e aproveite para sentir o gostinho mágico da vitória.
 
Dalmir Sant´Anna  é palestrante comportamental, mestrando em administração de Empresas

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